Como funciona o Twitter Spaces
O Twitter Spaces é a resposta do Twitter ao Clubhouse. Entenda como funciona o novo recurso de áudio criado para a rede social
O Twitter Spaces é a resposta do Twitter ao Clubhouse. Entenda como funciona o novo recurso de áudio criado para a rede social
As redes sociais estão em constante evolução, se moldando ao comportamento das pessoas, enquanto procuram criar necessidades para os usuários. O Twitter Spaces é a mais recente iniciativa da rede para competir com novos e antigos concorrentes. Confira como funciona o Twitter Spaces.
O mercado que envolve as redes sociais está cada vez mais competitivo e por essa razão, as plataformas estão em constante mudança para tornar suas experiências mais interessantes e completas para manter seus usuários online por mais tempo.
Se algum aplicativo ou rede surge com um novo serviço que atraia atenção do público é bastante comum que concorrentes façam algo similar ou em alguns casos, seja comprado por uma empresa maior. Lembrem-se que o Instagram já foi algo independente do Facebook até o distante ano de 2012, quando foi comprado pela rede de Mark Zuckerberg.
O Clubhouse foi lançado em março de 2020, com a premissa de ser uma rede social focada em salas de áudio, em que um anfitrião cria uma sala para conversar sobre algum tema e várias pessoas podem participar da discussão.
O aplicativo por enquanto está disponível apenas para iPhone/ iPad e só é possível entrar na rede através de convites(lembram do Orkut?). Mesmo com essas restrições, a rede se tornou popular, gerando até episódios curiosos como a venda de convites do Clubhouse em sites como Mercado Livre e OLX.
De olho na popularidade obtida pelo Clubhouse, o Twitter, começou a desenvolver outra funcionalidade para rede, uma em que o usuário pudesse criar salas de áudio para conversar com grupos de pessoas. Essa é a premissa do Twitter Spaces, lançado em estágio beta em dezembro de 2020.
O Twitter Spaces foi liberado apenas para pequenos grupos de pessoas nos sistemas iOS no início de dezembro. Os testes com grupos reduzidos de usuários do sistema Android foram iniciados no final de janeiro de 2021.
Um dos focos do Twitter Spaces é o controle na moderação das salas, a plataforma dispõe de opções que permitem controlar como cada pessoa pode participar, além de ter ferramentas de denúncia e bloqueio de usuários.
Funções como a utilização de emojis e a possibilidade de compartilhar tweets nas salas do Spaces também estão em testes.
O método mais simples de acessar o Spaces é pelo smartphone, seja ele Android ou iOS. Entretanto, é possível acessar salas de áudio no PC pesquisando por “filter:spaces” na barra de busca do Twitter.
Existem duas formas de fazer isso:
A outra forma criar uma sala no Spaces é a seguinte:
Após uma criar a sala é possível convidar até 10 pessoas para participar como oradores, enquanto o serviço está como beta. Esse número deve ser expandido no futuro. Não há limite para o número de ouvintes para as salas e cada uma conta com um link que pode ser compartilhado.
Como anfitrião, você pode decidir entre os convidados, se todos poderão falar, apenas pessoas que você segue ou se somente pessoas escolhidas poderão fazer isso. As permissões para falar nos Spaces são enviadas via mensagem direta.
Quando configurar o Spaces, não esqueça de permitir que o Twitter acesse o microfone do seu telefone para que você consiga usar os recursos de áudio corretamente.
O aplicativo permite que você compartilhe transcrições do que falou, caso tenha participado como orador em uma sala, basta habilitar o recurso.
Segundo o Twitter, o conteúdo das sala fica disponível enquanto elas estiverem abertas. Depois do fechamento, o material fica hospedado nos servidores da rede social para análise de violações às regras de conduta por 30 dias. Se houver alguma violação, o material fica armazenado por mais 90 dias para que justificativas sejam apresentadas.
Criadores podem fazer download de uma cópia da sala criada, enquanto o Twitter mantiver as informações nos servidores. Participantes que tenham sido oradores em salas, podem baixar uma transcrição de sua participação, mas é importante ter habilitado o recurso de permitir transcrições.
Somente o criador da sala pode fechar a sala criada.
Contas que tenham seus tweets protegidos não podem criar salas no Spaces, contudo podem participar como ouvintes ou como oradores, caso a permissão seja oferecida pelo criador da sala. Lembrando, que tudo que for postado em uma sala será visto por todos os outros participantes.
Com informações: Twitter, The Verge, Social Media Today