Infraestrutura do Facebook é de dar inveja ao Twitter

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 horas

Se um serviço tem mais de 500 milhões de usuários e quase 700 bilhões de pageviews por mês, ele vai precisar de muitos servidores, isso é fato. Quantos, exatamente? É certo que o servidor único que Mark Zuckeberg usava no seu dormitório na Universidade de Harvard não ia ser o suficiente com o tamanho atual do site.


Essa pergunta foi respondia por Rich Miller, do site Data Center Knowledge, que compilou todas as informações disponíveis publicamente sobre a infraestrutura do Facebook. Antes de ler alguns desses dados mais adiante, tenha em mente que 9,5% do tráfego de toda a internet passa pelo Facebook. Está pronto? Lá vai.

Dependendo do horário do dia, o Facebook pode usar até 60 mil servidores por vez. Em um determinado datacenter localizada no estado americano de Oregon, eles chegam a alugar até 3,5 mil metros quadrados de espaço. A energia necessária para manter esses servidores em operação pode variar entre 2,25 a até 6 megawatts por mês. E essa é apenas um dos quatro contratos de locação de servidores que o Facebook tem atualmente. Em outro ele chega a alugar 12 mil metros quadrados de espaço.

Devido ao crescimento, em junho desse ano a rede social anunciou que criaria seu próprio datacenter e segundo os projetos anunciados, ele terá mais de 28 mil metros quadrados.

Financeiramente falando, estima-se que o Facebook gaste no total até 50 milhões de dólares por ano em aluguel da sua infraestrutura. Já o novo projeto de datacenter próprio tem custo estimado entre 185 e 215 milhões de dólares.

Com informações: Slashdot, Data Center Knowledge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados