Muita gente estava esperando que o iOS 4.2 fosse liberado hoje. Bem, o dia não acabou, mas tudo que a Apple disponibilizou por enquanto foi o download do iTunes 10.1 (necessário para a instalação do iOS 4.2), e talvez isso seja tudo por hora mesmo.

Já faz quase duas semanas que os desenvolvedores estão usando a mais nova versão do sistema operacional móvel da Apple em seu build Golden Master — aquele que teoricamente será idêntico à versão final — mas até agora nada de sair a atualização para o público geral.

Porque a demora se, ao menos teoricamente, a versão Golden Master já deveria ser o iOS 4.2 como será distribuído para todos? Uma hipótese é de que a culpa esteja sendo de problemas com o Wi-Fi no iPad, o que teria obrigado a Apple a corrigir a versão que ela imaginava estar pronta.

Há tópicos no fórum do site MacRumors onde desenvolvedores reclamam do problema em seus iPads rodando o iOS 4.2 GM. Mas se não querem acreditar neles, acreditem em mim pelo menos. Eu também estou rodando o Golden Master no meu iPad pelo últimos dez dias e notei sim eventuais problemas com o Wi-Fi nesse período.

O site grego iPhone Hellas afirma saber por meio de uma fonte confiável que a atualização virá na próxima terça-feira (dia 16). E, convenhamos, essa não é uma inferência difícil de se fazer: a Apple adora lançar as coisas nas terças-feiras, o Mac OS X 10.6.5 já está disponível desde quarta-feira e o iTunes 10.1 desde hoje. Ou seja, está tudo pronto para o iOS 4.2, só falta o próprio. E considerando que o Golden Master saiu no dia 31 de outubro, já está mais do que na hora de sair a versão final — se a Apple tiver conseguido sanar os problemas do Wi-Fi, é claro.

Então é isso. Pode tudo não passar de rumores, mas as possibilidades apresentadas se mostram bastante plausíveis. Se estiver aguardando pelos novos toques de SMS para o iPhone ou pelo multitarefa e teclado em português para o iPad, é bem razoável acreditar que eles chegarão na terça-feira.

Com informações: Olhar Digital. Imagem: Unwired View.

Atualização | De acordo com o Telegraph e sua própria fonte confiável, o iOS 4.2 pode demorar mais ainda e ficar só para o fim do mês, no dia 24.

Como bem frisa o jornal britânico, a Apple jamais prometeu um dia para o lançamento, tendo se limitado a dizer que ele aconteceria no mês de novembro.

A explicação do atraso ser a correção de bugs na versão é algo que se torna agora ainda mais crível. A Apple acaba de mudar o build do iOS 4.2 GM disponível para download no site dos desenvolvedores autorizados. Até a poucas horas atrás a versão disponível para iPad era o build 8C134, que foi substituído agora pelo 8C134b.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados