VMware quer trazer virtualização em Androids no ano que vem

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas

Que a capacidade de processamento de celulares está crescendo a cada dia, nós já sabemos. Afinal de contas eles já rodam sistemas tão sofisticados quanto os presentes em computadores. Talvez por isso a VMware queira implementar a habilidade de virtualização nos smartphones, fazendo com que existam dois SOs para usos diferentes em um só aparelho. E a primeira fabricante a fazer um acordo para trazer essa tecnologia aos seus aparelhos é a LG.


O objetivo da VMware é permitir que o mesmo conceito de virtualização de sistemas em computadores desktops seja aplicado em celulares. O aparelho Android conteria um sistema original, com os dados e a conta de email pessoal do usuário do celular, e dentro desse sistema seria incluído uma outra versão do Android (ou qualquer outro sistema móvel) só que virtualizada e com acesso ao email e dados da empresa em que ele trabalha.

A LG pode não ter nenhum aparelho que se destaque no mercado atual de Androids, mas a empresa certamente não está ausente no mercado de smartphones. Ainda assim, a VMware pretende lançar aparelhos com a tecnologia em parceria com a fabricante já em 2011. A tecnologia também poderá ser usada em futuros tablets, mas é melhor andar a passos curtos nesse campo.

Poder escolher entre dois sistemas não é nenhuma novidade no campo móvel, visto que programadores já conseguiram até instalar Ubuntu no Nexus One. Mas essa é a primeira opção oficial que pode aparecer.

Com informações: Slashdot, NetworkWorld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados