Faz alguns minutos que o pessoal por trás do 4Chan anunciou que o site passa por um ataque do tipo DDoS. Quem tenta acessar a página inicial do site mal consegue visualizar o código-fonte, pois nem isso carrega de modo apropriado (pelo menos no meu Google Chrome). E com isso o 4Chan entra num seleto grupo de sites que passaram por ataques DDoS nas últimas semanas.

Ironicamente, o 4Chan é tradicionalmente uma das comunidades virtuais que mais promove ataques desse tipo a outros sites. Foi a partir de trocas de mensagens nesse site que um grupo de hackers organizou ataques aos sites do Mastercard e do Visa, com o propósito de protestar contra o fim das relações comerciais que essas instituições comerciais mantinham com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, e com o próprio serviço de divulgação de arquivos secretos.

4Chan avisou no Twitter sobre ataque

Até agora não há informações sobre quem está por trás desse ataque. O 4Chan limitou-se a admitir que estava sob ataque DDoS e que passou a frequentar o “exclusivo grupo” do Visa, Mastercard e PayPal, que recentemente passaram por ataques desse mesmo tipo.

Enquanto o 4Chan permanece fora do ar, milhares de usuários ficam sem ter o que fazer na internets. Afinal de contas, são 800 mil mensagens que são publicadas por lá diariamente. Um número absurdo que faz do 4Chan o maior painel de imagens do mundo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados