Além da habilidade de desbloquear o iPhone e fazer mudanças cosméticas não aprovadas pela Apple no iOS, eu até semana passada não via outras vantagens em fazer o jailbreak. Dependendo da versão do jailbreak ou do criador do programa, ele pode ser instável em alguns dispositivos mais antigos, o que não garante 100% de compatibilidade para todos. Mas comecei a mudar minha mente agora que o criador da loja liberou na nova versão dela uma característica que ainda não está presente no iOS: a listagem de quais aplicativos foram baixados.
No modelo atual, a Apple não oferece a opção de ver todas as apps baixadas por uma conta na loja, apenas dá a opção de reinstalar os programas que estão na biblioteca do iTunes. Com a nova versão do Cydia, o dono de algum dispositivo iOS só precisará fazer login com a sua conta para que as personalizações e aplicativos baixados com jailbreak sejam reinstalados automaticamente. Não é necessário sequer adicionar novos repositórios na loja.
E sim, é possível saber quais foram os programas baixados na AppStore do iTunes se você receber e manter todas as notas fiscais que a Apple envia por email quando um aplicativo é baixado. Mas uma opção automatizada para isso ainda é melhor do que fazer uma pesquisa no meio de centenas de mensagens. Ao menos para os preguiçosos.
Com informações: TUAW.