Uma brincadeira de jovens que cursavam uma das melhores faculdades do planeta. Resumindo de forma muito forçada, essa é a história do Facebook. Claro que muitos detalhes ficam faltando para termos a real noção do poder dessa rede social. Por sinal, rede que está fazendo aniversário. Parabéns, Facebook!

Tudo começou com um Mark Zuckerberg irritado por ter levado um fora de uma colega de faculdade, algo que o filme “A Rede Social” bem dramatiza – mais do que o necessário, segundo Zuckerberg. Noites em claro, com códigos e algoritmos em plena produção, foram responsáveis pelo website mais acessado dos Estados Unidos no ano passado.

Zuckerberg ficou bilionário aos vinte e poucos anos

Sete anos depois, o que temos é um serviço cada vez mais poderoso. As estimativas mais pessimistas dão conta de que o Facebook está chegando próximo dos 600 milhões de usuários (a marca do meio bilhão de usuários foi alcançada no segundo semestre do ano passado). Não por acaso, alguns bancos já avaliam o valor de mercado da empresa em algo na casa dos 50 bilhões de dólares.

O curioso é perceber que só agora os brasileiros começam a entrar nessa febre de Facebook. Não estou falando de mim ou de você, que comumente chegamos nesses novos serviços primeiro, mas sim dos usuários médios, que até ano passado usavam o Orkut para trocar mensagens com os amigos. A moda agora é outra, é Facebook.

Nem tudo são flores, entretanto. Qualquer leitor do TB conhece os vários causos do Facebook relacionados à privacidade de seus usuários. Venda de informações de usuários e ajustes que facilitam a publicação de tudo (mesmo!) sobre você na internet são práticas que transformaram a rede social no alvo de grupos de proteção à privacidade. As coisas têm melhorado nos últimos tempos, mas ficar de olho no Facebook (principalmente em seus termos de serviço, que são maiores que a Constituição americana) continua sendo uma necessidade.

Sabia que o Tecnoblog tem uma página no Facebook? Clique para conhecer

Por essas e por outras, tanto pelos acertos como pelos erros, o Facebook merece votos de feliz aniversário. Que venham mais anos, mais milhões de usuários, e mais grana (Zuckerberg, não esquece de mim quando o IPO acontecer, okay? Thanks!).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados