O Google anunciou que 29 times de 17 países diferentes deverão participar de seu Google Lunar X-Prize, competição lançada em 2007 que pretende “estimular as viagens espaciais de baixo custo” até a Lua em troca de um prêmio de US$ 30 milhões (ou R$ 50 milhões).

Para tanto os times deverão contar com pelo menos 90% de capital privado para desenvolver uma nave não-tripulada capaz de viajar os 380 mil quilômetros que separam a Terra da Lua, voar a menos de 500 metros da superfície lunar, registrar seu feito em vídeo e então voltar para casa com segurança.


“A corrida espacial privada está oficialmente lançada”, afirmou Peter Diamandis, presidente da organização X Prize à rede de notícias britânica BBC, que estima que o prêmio seja conquistado até 2015.

Duas equipes – uma chinesa e outra formada por um time de pesquisadores russos e indianos – deverão lançar seus primeiros foguetes em direção ao espaço já em 2013. Já um dos times tem o apoio de Elon Musk, fundador do Paypal.

O mais bacana é que tem brasileiro na parada. A equipe SpaceMETA é liderada por Sérgio Cabral Cavalcanti, que organizou o time a partir de conversas nas praias do Rio de Janeiro. Ela será responsável por gerenciar toda a comunidade brasileira interessada em se envolver nesse projeto, bem como de estrangeiros também.

Quando à utilidade de tal desafio, Tiffany Montague, do Google Space lembra que “A maioria das grandes descobertas revolucionárias vieram de pequenos grupos empreendedores”.

Com informações BBC

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados