Google lança ferramenta que adiciona wiki a qualquer página

Thássius Veloso
Por

Imagine ter um sistema semelhante ao da Wikipedia, voltado para contribuição, em praticamente qualquer página da internet. Foi o que o Google anunciou hoje. O Google Sidewiki funciona como uma sidebar que permite que os visitantes adicionem novas informações ao site que estão visitando.

  • Baixar barra de ferramentas do Google com Sidewiki grátis.

Uma vez que a barra de ferramentas com Google Sidewiki for instalada no computador, o usuário poderá optar por visualizar no canto esquerdo do navegador as informações que outros internautas adicionaram. Também poderá fazer suas próprias observações, desde que tenha uma conta do Google registrada.

“No desenvolvimento do Sidewiki, nós quisemos ter certeza de que você verá as entradas mais relevantes primeiro.”, escreveram engenheiros do Google no blog da companhia. A maneira encontrada por eles na exibição das contribuições foi criar um algoritmo que mostre as mais interessantes primeiro, levando em consideração o histórico do usuário e o número de vezes que a contribuição recebeu um “eu gosto” de outros internautas, entre outras coisas.

Google Sidewiki: precisa ter monitor com resolução maior para usar. (Clique para ampliar)

Google Sidewiki: precisa ter monitor com resolução maior para usar. (Clique para ampliar)

Inicialmente a barra de ferramentas do Google com Sidewiki estará disponível apenas para Internet Explorer 6 ou superior e Firefox 2 ou superior. Em outras palavras, nada de Sidewiki no Chrome, o navegador do próprio Google (que recentemente começou a testar extensões). Mas a empresa garante que quer estender o Sidewiki a outros navegadores em breve.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados