Como entrar na deep web pelo PC utilizando o Tor

Apesar de fácil e rápido, é preciso cuidado ao acessar conteúdos na deep web; rede não é censurada e malwares podem ser encontrados

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Entenda como acessar outras camadas da internet (Imagem: Reprodução/JosepMonter)

Não existe uma forma única de acessar a deep web. Isso porque essa camada da internet é composta por várias redes separadas, que não conversam entre si. A rede mais conhecida é o Tor, software de anonimato de código aberto, que frequentemente aparece na mídia. A seguir, veja como usar o browser diretamente pelo PC.

Tempo necessário: 5 minutos

A forma mais comum de acessar a deep web é usando o Tor, um navegador baseado no Firefox, que se conecta à rede de mesmo nome.

Pelo Tor, você consegue navegar praticamente de forma anônima por sites da deep web, como a Hidden Wiki, que vamos detalhar mais a frente. Antes disso, leia mais abaixo:

  1. Baixe o Tor

    A maneira mais prática de começar a acessar os sites da deep web é baixar o Tor Browser, que traz um pacote completo com o software que se conecta à rede Tor e um navegador pré-configurado para acessar a rede. Você pode baixar o Tor Browser na página oficial do Tor Project (torproject.org).Fazendo o download do navegador Tor

  2. Execute o instalador

    Na sequência, basta executar o instalador e seguir as instruções na tela. É provável que o assistente pergunte se você possui uma internet “livre de obstáculos”. Basta clicar no botão “Connect” e o navegador será aberto imediatamente. Você está pronto para acessar a deep web!Fazendo o download do navegador Tor

  3. Acesse o diretório de links

    Para acessar os sites escondidos na deep web, é preciso entender que não é possível encontrá-los em um buscador convencional, como o Google. No Tor, os links são formados por caracteres aleatórios seguidos da terminação .onion.

    O diretório mais famoso do Tor é a Hidden Wiki. Pelo Tor Browser, abra o endereço.Fazendo o download do navegador Tor

Como você está conectado ao Tor, pode navegar em qualquer site pelo Tor Browser como anônimo.

Isso porque, em vez de acessar diretamente o servidor do site de destino, seu computador se conectará a uma máquina do Tor, que se conectará a outra máquina, que se conectará a outra máquina e assim por diante, como em um túnel.

O site de destino, portanto, receberá não o seu endereço IP, mas o IP de outro nó da rede.

Como entrar na deep web pelo celular

Além de usar o navegador no PC, também é possível acessar a deep web em dispositivos móveis como Android e iPhone. Apesar de ter algumas etapas diferentes, os processos são semelhantes e podem ser feitos facilmente e sem custo.

Recomendações de segurança na deep web

É necessário tomar algumas precauções de segurança na deep web. Como a rede que você está acessando não é censurada, ela também está cheia de conteúdos ilícitos, que não poderiam estar facilmente disponíveis na internet.

Isso inclui pornografia infantil, encomendas de assassinatos e venda de drogas não legalizadas.

Lembre-se que, embora a deep web não seja censurada, os governos podem monitorar o Tor (o que levou à queda do Silk Road original) e você é responsável pelos atos cometidos na rede.

Além disso, todas as recomendações de segurança que você considera ao acessar a internet também devem ser seguidas na deep web — só que com ainda mais cautela.

Malwares e brechas de segurança ainda não descobertas podem ter sido injetadas em páginas aparentemente inocentes da deep web.

Por isso, pode ser uma boa ideia criar uma máquina virtual ou utilizar outro computador antes de se aventurar. Agora é com você. Boa navegação!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Tor na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados