Geralmente acontece sem você prever. Um dia, ao ligar o computador, cadê os seus preciosos arquivos? As partições sumiram. Ou seja, o disco rígido — nosso querido HD — partiu dessa para uma melhor. Quem é prevenido com certeza tem suas cópias de segurança muito bem guardadas. E quem não é… Bom, hoje é o Dia Mundial do Backup, momento perfeito para providenciar esse tipo de coisa.

Um grupo de usuários do Reddit, aquele site que pouco a pouco vem roubando a audiência do Digg, é o responsável por criar o World Backup Day, marcado para este 31 de março. Na página da iniciativa eles explicam que o HD falhar ou não falhar é apenas uma questão de tempo. É bem por aí: os arquivos mais importantes se perdem justamente porque nós não esperamos que o disco rígido vá falhar.

São tantas que podem dar problema no HD que é melhor você começar a se preparar para quando isso acontecer. Ninguém quer perder as fotos daquele casamento fabuloso, ou então vídeos dos primeiros dias do afilhado. Como proceder? Fazendo o backup, é evidente.

Backup: quem tem 2, na verdade tem 1; quem tem 1, na verdade tem nenhum

Tanto o Windows como o Mac OS oferecem recursos bastante funcionais para backup dos dados. Se isso não for suficiente ou você não estiver disposto em investir em um novo HD apenas para manter a redundância dos dados, eu recomendo o backup da SugarSync. Já escrevi sobre o serviço antes e continuo sendo fiel usuário. Também temos a Dropbox, que é bastante conhecida, e o MobileMe, especialmente para quem usa Mac. Aqui no Brasil, o portal iG também tem um serviço desse tipo, com tecnologia do Mozy e da McAfee.

Se eu pudesse dar apenas duas dicas para o futuro, seriam essas mesmas. A primeira é fazer backups regularmente. A segunda é usar filtro solar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados