Início / TB Responde / Computador /

Como fazer backup do seu PC com Windows

HD externo, OneDrive e outras opções são dicas para manter seu Windows 7, 8.1 ou 10 em dia

Jean Prado

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Já falamos no Tecnocast 024 a importância de manter varias opções de backup. O problema é que no Windows não há muitas soluções unificadas. Nós damos um jeito: veja abaixo algumas dicas para fazer um backup do seu computador.

Use a ferramenta de backup do Windows 10

Não há um Time Machine no Windows, mas isso não quer dizer que você vai ficar sem salvar suas coisas. No Windows 10, a Microsoft implementou uma solução parecida. Basta entrar em Configurações > Atualização e segurança > Backup. Clique em Adicionar uma unidade e selecione um HD externo ou um computador de rede para configurar o backup periódico.

Envie arquivos importantes para a nuvem

Além de ter um backup local, é bom você salvar seus arquivos na nuvem. Por restrições de espaço e internet, não dá pra você colocar tudo, então selecione cuidadosamente o que deve ser salvo. Eu costumo fazer backup dos documentos e fotos mais importantes no Dropbox, por causa da velocidade de sincronização do serviço. É recomendável que você faça uma pasta e crie vários atalhos ao longo do sistema para manter o backup instantâneo.

Não custa lembrar que no Office 365 você tem 1 TB grátis no OneDrive, armazenamento da própria Microsoft e que conversa muito bem com o Windows, para guardar seus arquivos.

Se quiser ajuda na escolha, indicamos aqui os melhores serviços de armazenamento na nuvem – e gratuitos! Se precisar de ajuda para escolher, veja o comparativo detalhado aqui com mais serviços ainda, que acabam oferecendo planos pagos.

Um HD externo é seu amigo

Se você não quiser usar um HD externo para fazer backup periódico do Windows, também pode usá-lo apenas para armazenar seus arquivos ou como um espelho de parte do seu Dropbox. Assim, seus arquivos ficam salvos no HD externo e na nuvem ao mesmo tempo.

Dá pra copiar fotos, documentos, instaladores de aplicativos (*.exe) e várias outras coisas para não precisar baixar tudo da nuvem novamente.

Use soluções mais profissionais

Se você está bem sério sobre não perder seus dados, pode recorrer a opções mais profissionais como o Backblaze ou Carbonite. Eles salvam seus arquivos tanto localmente quando na nuvem, além de permitir backup para outro computador da rede. E essa nuvem que eu mencionei é própria do serviço, com armazenamento ilimitado. Tudo bem, precisa pagar, mas se você tem dados muito importantes e não quer perdê-los de jeito nenhum, pode ser uma opção a se considerar.