Não é raro noticiarmos por aqui que um site ficou inacessível graças a falhas na resolução de DNS, o código numérico que cada computador conectado a essa grande rede recebe. Funciona mais ou menos como um número telefônico único e exclusivo, para o qual o seu PC liga na hora de carregar a página.

A OpenDNS acredita tanto nessa ideia que decidiu imprimir uma lista telefônica. Com o telefone dos sites que você acessa frequentemente? Não, não. Com todos os IPs registrados até hoje no imenso banco de dados da companhia.

Eu já escrevi sobre a OpenDNS por aqui antes e continuo recomendando os serviços da empresa. Trocar o provedor de DNS da sua rede pela OpenDNS é uma forma de garantir acesso mais rápido e seguro aos sites que você gosta — o TB incluído, claro. Mas e aquela sua tia chata que não entende nada de informática e sequer consegue seguir um tutorial explicando como instalar a OpenDNS?

Para pessoas assim é que a lista telefônica foi feita. “Nós queríamos fazer as coisas ainda mais simples para as pessoas menos tecnologicamente sabidas entre nós”, afirma Ravi Dehar, o funcionário da empresa responsável por esse superanúncio. Se o site estiver inacessível no momento em que a sua tia chata quer ler as receitas da Ana Maria Braga, basta ela consultar a lista de IPs e digitar o endereço numérico diretamente no navegador. Bem prático.

Anote o nosso IP: 205.186.161.171 (imagem: Stock)

A lista telefônica de IPs da OpenDNS, que começa a ser vendida na semana que vem, conta com nada menos que 17 volumes, cada um deles com o tamanho de uma lista telefônica convencional. Provavelmente os livros poderão ser usados para apoiar monitores e outros equipamentos quando não estiverem sendo usados.

Obs.: Este é um post patrocinado. A OpenDNS nos deu uma nota de R$ 3 para publicá-lo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados