Android vai liderar e Windows Phone será vice em 2015, afirma IDC

Symbian estará em apenas 0,2% dos smartphones, de acordo com a projeção.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A empresa de estudos de mercado IDC tem uma notícia que possivelmente vai agradar o nosso querido Steve Ballmer, cuja cabeça foi pedida algumas vezes lá na Microsoft — antes do acordo com a Nokia, o que parece ter acalmado os ânimos. De acordo com a firma, o Windows Phone 7 será a segunda plataforma móvel mais usada daqui a 4 anos nos smartphones.

Nas projeções do IDC, o Android aparece com uma concentração de mercado de 45,4% em 2015, com aumento de quase 6 pontos percentuais frente ao market share que apresenta atualmente (39,5%). Se você não é muito bom de matemática, cabe sublinhar: dessa forma, o Google dominaria quase metade do mercado global de smartphones.

Segundo lugar em 2015?

O azarão Windows Phone, que deve terminar 2011 em 5,5% dos smartphones no mundo, poderá alcançar a marca de segundo colocado. Para o IDC, o sistema da Microsoft tem tudo para chegar em 2015 com 20,9% de concentração de mercado. Caso a firma acerte nessa previsão, o WP7 vai quadruplicar a sua importância durante o período.

A má notícia da IDC vai para a Nokia. Se o Windows Phone 7 vai crescer por conta dos novos aparelhos Nokia rodando o sistema, o mesmo não se pode dizer do Symbian. O sistema tende a terminar 2011 com 20,9% de market share. Se os analistas estiverem certos, lá para 2015 a plataforma representará apenas 0,2% dos smartphones. Bem pouquinho.

E aí, você concorda com as projeções do IDC? Parece-lhe plausível que a plataforma da Microsoft chegue ao segundo lugar?

Com informações: Seattle Times.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados