Apple vai montar produtos no Brasil?

Rafael Silva
Por

Depois de tantos rumores, especulações e apostas entre amigos (alguém me deve uma nota de três reais!), a Apple indiretamente confirmou o sonho de vários brasileiros e deve sim fabricar produtos no Brasil. A confirmação foi indireta por que a empresa não anunciou com todas palavras e sim com uma ação. Como bem sacou o pessoal do UOL Tecnologia, a Apple parece ter alterado seu registro de razão social que agora permite a montagem de produtos no país.

O novo registro da razão social, que pode ser visto no site do Jucesp Online, agora é Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDA. A razão social antiga, Apple Computer Brasil LTDA, só permitia a comercialização e suporte técnicos dos produtos e sistemas operacionais, dentre outras coisas, mas não permitia a sua montagem.

Os mais recentes rumores dizem que a responsável pela montagem dos aparelhos ficará a cargo da Foxxcon, a empresa chinesa que já fabrica diversos produtos da Apple e tem uma sede no Brasil. O incentivo para instalar uma fábrica no país seria a isenção de impostos nos produtos, abaixando o preço dos Macs, iPhones, iPods e tudo o que eventualmente puder ser montado em terras brasileiras do que importado de fora.

Atualização às 21:30 | Como bem esclareceu o pessoal do AppleAddicted, a Apple não deve fabricar produtos no Brasil e sim licenciar uma fabricante (muito provavelmente a Foxxcon mesmo) para montá-los. A redação desse post foi alterado para refletir essa informação.

Atualização às 22h29 | Não é nada disso que estamos pensando. Pelo menos é o que afirma o blog Mac Magazine, que diz ter apurado junto à Apple Brasil que a empresa em questão nada tem a ver com a representação da Apple no Brasil. Seriam empresas distintas, com um nome similar. Cabe lembrar, no entanto, que são diversos os relatos de que a Apple terá uma linha de montagem cá no Brasil. Há a promessa de que o governador de São Paulo anuncie o novo empreendimento ainda em abril. O jeito é esperar.

Relacionados

Relacionados