Como verificar o status de garantia de produtos da Apple
É fácil verificar se um produto da Apple ainda está coberto pela garantia; saiba quanto dura a cobertura e o que fazer quando ela expirar

É fácil verificar se um produto da Apple ainda está coberto pela garantia; saiba quanto dura a cobertura e o que fazer quando ela expirar
Os gadgets da Apple estão entre os bens de consumo tecnológicos mais desejados, mas mesmo eles não estão imunes a defeitos, danos acidentais e outros problemas. Assim, quando a tela do iPhone quebra ao cair no chão ou o MacBook se recusa a ligar, é essencial contar com a garantia gratuita obrigatória por lei no Brasil.
Mas nem todo mundo sabe como identificar se seu iGadget ainda está ou não protegido pela garantia.
Aqui você vai aprender mais sobre o prazo de garantia dos produtos da Apple, a como descobrir se seu aparelho ainda está protegido, o que fazer para estender a garantia, e como proceder quando a mesma acabar.
A Apple segue o que manda o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e oferece garantia gratuita de um ano a todos os produtos que comercializa no Brasil. Assim como qualquer outro fabricante de bens de consumo, a empresa se reserva no direito de colocar condições para recusar reparos de produtos mesmo dentro do prazo, como por exemplo:
De qualquer forma, a garantia dos produtos da Apple não é muito diferente de outros da mesma categoria, fornecidos por fabricantes concorrentes.
Sim, mas apenas se seu dispositivo Apple ainda estiver na garantia. A maçã vende planos de garantia estendida AppleCare para seus gadgets, que estendem o benefício para dois anos no caso de iPhones, iPads, iPods e Apple TVs, e três anos para Macs.
O plano especial deve ser contratado antes da garantia normal chegar ao fim, por se tratar de uma extensão (não dá para prorrogar o que já acabou, afinal). Os preços variam entre R$ 179, para a Apple TV e R$ 2.199, para o MacBook Pro de 15 polegadas.
Tanto para verificar se seu iPhone, iPad ou Mac está na garantia, quanto para adquirir um plano AppleCare, é preciso descobrir o número de série do dispositivo. É com ele que você fará a consulta no portal da Apple.
No iPhone, iPad, Apple TV, Apple Watch ou iPod Touch:
No macOS:
Outros itens da Apple, como teclados, AirPods e mouses trazem o número de série impresso no produto. Ele pode estar tanto em compartimentos internos quanto no lado externo, mas sempre em locais fáceis.
Agora que você possui o número de série em mãos, é hora de verificar se seu produto Apple está na garantia ou não. A companhia oferece um serviço online simples, em que o usuário pode rapidamente checar o estado de seu gadget.
O sistema da Apple vai verificar a garantia e retornará esta tela:
A Data de compra válida é a mais importante, pois a Apple a usa para calcular corretamente o prazo de garantia, que se reflete nos dois campos seguintes. Toda a saída de produtos da fabricante fica registrada no banco de dados da empresa, e caso ela não encontre uma data válida, é preciso informá-la manualmente e de forma precisa.
Isso vale mesmo se você não for o primeiro dono do gadget. Por isso, ao comprar produtos Apple usados exija sempre a nota fiscal original.
O Suporte técnico telefônico é a assistência via telefone que a Apple oferece a todos os seus produtos. O serviço é gratuito e dura 90 dias contados a partir da data de compra.
A Cobertura de reparos e assistência técnica é a garantia propriamente dita. Com base na data de compra e seguindo os critérios para cada tipo de produto, a Apple informa se seu produto está protegido ou não. Se o usuário contratou um plano AppleCare, ele será mencionado aqui. Caso sua garantia normal ainda seja válida, o site oferecerá a opção de contratar um plano.
No caso acima, a Apple identificou a data de compra do iPad Air e, com ela, concluiu que a garantia do dispositivo já expirou. Assim, ele não possui mais nenhum tipo de cobertura.
Uma vez que o suporte se encerrar, o usuário terá que pagar por todo tipo de procedimento, mesmo os mais simples, que precisar fazer em seu dispositivo Apple. Neste caso, o mais seguro a fazer é procurar uma assistência técnica autorizada, que trabalhe alinhada à Apple e tenha acesso a componentes e processos oficiais.
Os preços de reparos fora da garantia não são baratos. É possível também apelar para assistências técnicas não autorizadas, principalmente se for preciso fazer um reparo e o dono do gadget não puder (ou não quiser) gastar muito. Mas tenha sempre em mente que os riscos são maiores, principalmente pela qualidade e procedência das peças que tais técnicos utilizam, ou mesmo de seus métodos.