Como verificar o status de garantia de produtos da Apple

É fácil verificar se um produto da Apple ainda está coberto pela garantia; saiba quanto dura a cobertura e o que fazer quando ela expirar

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
FirmBee / bancada com iMac, MacBook Pro e iPad / Pixabay / verificar garantia apple

Os gadgets da Apple estão entre os bens de consumo tecnológicos mais desejados, mas mesmo eles não estão imunes a defeitos, danos acidentais e outros problemas. Assim, quando a tela do iPhone quebra ao cair no chão ou o MacBook se recusa a ligar, é essencial contar com a garantia gratuita obrigatória por lei no Brasil.

Mas nem todo mundo sabe como identificar se seu iGadget ainda está ou não protegido pela garantia.

Aqui você vai aprender mais sobre o prazo de garantia dos produtos da Apple, a como descobrir se seu aparelho ainda está protegido, o que fazer para estender a garantia, e como proceder quando a mesma acabar.

Qual é o prazo de garantia dos produtos da Apple?

A Apple segue o que manda o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e oferece garantia gratuita de um ano a todos os produtos que comercializa no Brasil. Assim como qualquer outro fabricante de bens de consumo, a empresa se reserva no direito de colocar condições para recusar reparos de produtos mesmo dentro do prazo, como por exemplo:

  • Danos estéticos, como arranhões no corpo ou amassados;
  • Danos causados por uso de acessórios que não atendam às especificações da Apple (este ponto é controverso);
  • Danos causados por mau uso, como telas quebradas por quedas, danos internos por imersão em água e etc;
  • Violação dos produtos, independente de qual seja o dano, anula a garantia;
  • Danos em peças consumíveis, como baterias, não são cobertos a menos que sejam problemas de fabricação.

De qualquer forma, a garantia dos produtos da Apple não é muito diferente de outros da mesma categoria, fornecidos por fabricantes concorrentes.

É possível estender a garantia de um produto da Apple?

Logo do AppleCare Protection Plan / verificar garantia apple

Sim, mas apenas se seu dispositivo Apple ainda estiver na garantia. A maçã vende planos de garantia estendida AppleCare para seus gadgets, que estendem o benefício para dois anos no caso de iPhones, iPads, iPods e Apple TVs, e três anos para Macs.

O plano especial deve ser contratado antes da garantia normal chegar ao fim, por se tratar de uma extensão (não dá para prorrogar o que já acabou, afinal). Os preços variam entre R$ 179, para a Apple TV e R$ 2.199, para o MacBook Pro de 15 polegadas.

Como posso verificar a garantia dos produtos da Apple?

Tanto para verificar se seu iPhone, iPad ou Mac está na garantia, quanto para adquirir um plano AppleCare, é preciso descobrir o número de série do dispositivo. É com ele que você fará a consulta no portal da Apple.

No iPhone, iPad, Apple TV, Apple Watch ou iPod Touch:

Número de série num dispositivo iOS / verificar garantia apple
  1. Entre em Ajustes, Geral e clique em Sobre;
  2. Encontre o campo Número de Série e anote (ou copie) o código.

No macOS:

macOS / Sobre este Mac / verificar garantia apple
  1. Clique no Menu Apple (o ícone da maçã) e, na sequência, em Sobre Este Mac;
  2. Anote ou copie o código do Número de Série.

Outros itens da Apple, como teclados, AirPods e mouses trazem o número de série impresso no produto. Ele pode estar tanto em compartimentos internos quanto no lado externo, mas sempre em locais fáceis.

Agora que você possui o número de série em mãos, é hora de verificar se seu produto Apple está na garantia ou não. A companhia oferece um serviço online simples, em que o usuário pode rapidamente checar o estado de seu gadget.

Verificação de status / verificar garantia apple
  1. Acesse o site de verificação de suporte da Apple;
  2. Faça login no site com sua ID Apple;
  3. Informe o número de série do produto que você deseja consultar;
  4. Digite o código CAPTCHA de segurança exibido na imagem no campo correspondente;
  5. Clique em Continuar.

O sistema da Apple vai verificar a garantia e retornará esta tela:

Status do iPad Air / verificar garantia apple

A Data de compra válida é a mais importante, pois a Apple a usa para calcular corretamente o prazo de garantia, que se reflete nos dois campos seguintes. Toda a saída de produtos da fabricante fica registrada no banco de dados da empresa, e caso ela não encontre uma data válida, é preciso informá-la manualmente e de forma precisa.

Isso vale mesmo se você não for o primeiro dono do gadget. Por isso, ao comprar produtos Apple usados exija sempre a nota fiscal original.

O Suporte técnico telefônico é a assistência via telefone que a Apple oferece a todos os seus produtos. O serviço é gratuito e dura 90 dias contados a partir da data de compra.

Cobertura de reparos e assistência técnica é a garantia propriamente dita. Com base na data de compra e seguindo os critérios para cada tipo de produto, a Apple informa se seu produto está protegido ou não. Se o usuário contratou um plano AppleCare, ele será mencionado aqui. Caso sua garantia normal ainda seja válida, o site oferecerá a opção de contratar um plano.

No caso acima, a Apple identificou a data de compra do iPad Air e, com ela, concluiu que a garantia do dispositivo já expirou. Assim, ele não possui mais nenhum tipo de cobertura.

O que fazer quando a garantia expirar?

SkitterPhoto / iPhone quebrado / Pixabay / verificar garantia apple

Uma vez que o suporte se encerrar, o usuário terá que pagar por todo tipo de procedimento, mesmo os mais simples, que precisar fazer em seu dispositivo Apple. Neste caso, o mais seguro a fazer é procurar uma assistência técnica autorizada, que trabalhe alinhada à Apple e tenha acesso a componentes e processos oficiais.

Os preços de reparos fora da garantia não são baratos. É possível também apelar para assistências técnicas não autorizadas, principalmente se for preciso fazer um reparo e o dono do gadget não puder (ou não quiser) gastar muito. Mas tenha sempre em mente que os riscos são maiores, principalmente pela qualidade e procedência das peças que tais técnicos utilizam, ou mesmo de seus métodos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados