WebOS 1.2 é liberado; App Catalog segue moldes da Apple

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Pre malvado
Pre malvado

A Palm, depois de adiar duas vezes o lançamento da versão 1.2 do WebOS do Palm Pre, não quis perder tempo essa semana e disponibilizou a atualização ontem mesmo. Ela tem 79 MB e será baixada automaticamente quando o aparelho encontrar uma rede de alta velocidade. A sincronia com o iTunes foi deixada de fora, contradizendo os rumores. Porém, nova versão vem com suporte à compra de aplicativos no App Catalog, a AppStore da Palm.

Ainda assim, alguns desenvolvedores da plataforma não estão muito felizes com a empresa. Isso se deve ao fato das restrições e regras necessárias para se enviar um aplicativo para a loja online, algumas são até mais severas do que as da Apple. De acordo com Jamie Zawinski, desenvolvedor, todos os aplicativos devem ter uma versão menor do que 1.0.0, é preciso preencher, assinar e escanear 10 páginas de documentos, um aplicativo no App Catalog é proibido de ser distribuído por outros meios e é necessário ter uma conta verificada no Paypal para pagar à Palm 99 dólares por ano para ser um desenvolvedor registrado.

Além disso, um dos editores do blog MyPre encontrou uma modificação peculiar nos termos de serviço do App Catalog e que também foi inspirado pela Apple. Segundo o texto, “a Palm […] se reserva no direito de remotamente adicionar, remover, desabilitar ou bloquear acesso a qualquer aplicativo baixado previamente no seu dispositivo”.

Diante de tamanhas semelhanças com a política da Apple, é possível afirmar com algum grau de certeza de que o CEO da Palm, Jon Rubinstein, dorme com uma foto de Steve Jobs do lado da cama. [Gizmodo / Slashgear]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados