Morte de Osama gerou mais de 4 mil tweets por segundo

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Tráfego em grandes eventos: o céu é o limite | Clique para ampliar

Como eu já disse na semana passada, quando o Twitter teria preparado os servidores para o casamento real, um grande evento sempre atrai uma grande audiência. Em termos de redes sociais, isso pode ser um problema por aumentar consideravelmente o tráfego nos servidores. E foi exatamente isso que aconteceu com o Twitter: ele teve mais um aumento inesperado de tráfego depois que o presidente americano anunciou que faria um anúncio ao vivo na noite de ontem.

Segundo Matt Graves, um porta-voz do Twitter, “o tráfego do Twitter foi de mais de 4 mil tweets por segundo no começo e no final do anúncio oficial do presidente Barack Obama”. Esse foi um enorme aumento de tráfego, mas ainda não foi o maior que o Twitter já teve quando consideramos os demais acontecimentos. O ano novo no Japão, por exemplo, gerou uma média de quase 7 mil tweets por segundo, enquanto que a final do campeonato de futebol americano SuperBowl 2011 conseguiu pouco mais de 4 mil tweets por segundo, como mostrado no gráfico acima.

Pode parecer um pouco desinteressante para algumas pessoas, mas eu acho fascinante o fato de que vivemos num mundo hoje em que acontecimentos de grande magnitude ou que tenham um grande impacto na sociedade possam ser medidos em tweets por segundo. Você não?

Atualização às 15:55 | O Twitter acaba de terminar de analisar todos os números. Segundo a conta confirmada @twitterglobalpr, a noite de ontem teve a maior taxa contínua de tweets por segundo da história do site: durante 45 minutos a média de tweets ficou acima de 5 mil por segundo. A taxa nunca atravessou a barreira dos 6 mil, como foi no caso do ano novo no japão, mas ainda assim o evento de ontem quebrou ao menos um recorde.

Com informações: CNET. Gráfico do blog oficial do Twitter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados