O serviço de mapas do Google está prestes a ficar mais espertinho. A empresa por trás do Google Maps anunciou nessa quarta-feira que vai passar a informar quando um ônibus ou trem estiver atrasado, e ainda vai atualizar o horário previsto para a saída do coletivo. Pena que, nesse começo, o novo recurso funciona apenas em algumas cidades dos Estados Unidos e da Europa.

Demonstração do Transit Live

Sasha Gontmakher, um engenheiro de software do Google baseado na Suíça, confessou que sempre fica frustrado quando planeja um trajeto usando o Google Maps e tem que ficar esperando o ônibus chegar, o que invariavelmente atrasa (sim, ele é gente como a gente). Embora o Google ainda não tenha como colocar seus próprios ônibus e trens nas ruas, o que definitivamente resolveria o problema, a empresa fechou acordo com agências de transportes para receber dados em tempo real dos atrasos no transporte público.

O Google Live Transit será exibido no Google Maps tradicional, acessível em https://maps.google.com, e na versão do site para smartphones, sem falar no aplicativo para Android. As informações de atrasos estarão disponíveis para quem usa o transporte público em San Francisco, Boston, Portland, San Diego, Madri e Turin.

Ao selecionar uma estação de ônibus ou trem no mapa, o Google Maps vai puxar os dados mais atuais sobre atrasos. E se o usuário estiver planejando um trajeto com o serviço de mapas do Google, poderá levar esses atrasos em consideração.

Recentemente descobriu-se uma patente da Apple para um aplicativo de calendário (provavelmente o iCal) que usa dados em tempo real de tempo e trânsito para manter o usuário informado. Alguns leitores do TB se mostraram incrédulos com relação à patente. Pois bem, aí está o Google dando mais um passo rumo a essa realidade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados