Honda CRZ Híbrido: Ctrl + Alt + Del

A japonesa Honda anunciou nesta segunda-feira que está organizando um recall de cerca de um milhão de veículos vendidos na Europa e EUA depois de identificar um problema “potencialmente perigoso” em seus sistemas de controle eletrônico. De acordo com a montadora, o problema afeta seus veículos híbridos, que não estão à venda no Brasil.

“O problema acontece se o condutor faz o motor parar repentinamente. Dependendo da condição da bateria, de seus controles, temperatura e carga elétrica, o veículo pode começar a se mover para frente ou para trás com seus motores elétricos”, afirma a empresa.

Ainda que até agora (sabe-se lá como) não tenham sido registrados acidentes, a Honda afirma estar trabalhando “com empenho” para a correção do problema. “As autorizadas foram orientadas a instalar uma atualização de controle de software do motor, que irá impedir sua rotação inversa. O trabalho não tomará mais do que meia hora”.

Esta não é a primeira vez que um problema de software potencialmente coloca motoristas e passageiros em risco. No começo dos anos 2000 algumas unidades do luxuoso BMW Série 7 equipadas com o sistema iDrive – em que um único módulo computadorizado era responsável por diversos comandos do carro, incluindo navegação, climatização, potência do motor, pressão dos pneus e controles de estabilidade – entraram em pane e faziam os carros subitamente pararem.

Com informações: V3

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados