Arquivo Brasil

Deputados goianos compram 108 iPhones para usar Twitter e Facebook

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Assembleia Legislativa de Goiás decidiu abrir licitação para trocar os celulares de 108 membros da assembleia, entre deputados e assessores. Até aí, não vejo muito problema, já que a última troca de celulares foi há 2 anos e, talvez, os celulares já estavam um pouco ultrapassados. Mas no momento que a licitação exige especificamente que a troca sejam por 108 modelos de iPhone 4, a lógica da licitação começa a perder sentido. E perde ainda mais quando você descobre a justificativa.

A justificativa na licitação (disponível aqui) é que “a aquisição dos produtos visa propiciar aos parlamentares, diretores e chefias o acesso com mobilidade aos sistemas corporativos em desenvolvimento nesta Casa de Leis”. Soa vago o bastante? Então sente por que piora: dois dos deputados que vão receber os novos aparelhos, quando questionados quais seriam as vantagens de ter um iPhone 4 em mãos, citaram o Twitter e Facebook como um dos usos dele. Confira a partir do minuto 1:35 nessa reportagem do JR News, publicada na semana passada.

Eu sei como funciona a edição de um programa de TV, então pode ser que ambos tenham realmente explicado algum uso extraordinário do iPhone 4 além das redes sociais mas que acabou sendo cortado da matéria antes dela ir o ar. Mas nesse caso não vou dar o benefício da dúvida: acredito que eles não vão saber mesmo o que vão fazer com esses smartphones além de usar o Twitter e Facebook.

E estou torcendo para que provem o contrário, mostrando que esse tal “sistema corporativo em desenvolvimento” não é apenas uma enorme encheção de linguiça para comprar aparelhos de última geração para deputados e que serão pagos com dinheiro dos contribuintes goianos. O total da compra, aliás, vai ser R$ 214.056,00.

Com informações: Gizmodo Brasil.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque