Igual ao Mint padrão, mas baseado no Debian

Volta e meia falamos do Linux Mint, uma distro Linux baseada no Ubuntu mas com diversos extras, como codecs de áudio e vídeo, além de diversas mudanças visuais. O que poucos sabem é que existe um primo do Linux Mint, baseado inteiramente no Debian, e que uma nova versão dele acaba de ficar disponível para download.

Chamado oficialmente de Linux Mint Debian Edition 201109, essa distro tem como meta ser o mais próxima possível do Linux Mint, mas com uma diferença crucial: ela é inteiramente baseada no Debian.

“Mas o Ubuntu não é baseado no Debian, e portanto isso não deveria fazer diferença alguma?”,você deve estar pensando. Quase. Com o passar dos anos o Ubuntu acabou se distanciando demais do Debian, ao ponto das duas distros serem quase incompatíveis. Assim, a experiência de uso entre os dois “sabores” do Mint pode ser bem diferente, já que você estará usando uma distro mais “pura”.

No momento, o Linux Mint Debian Edition oferece suporte apenas ao GNOME e ao Xfce. Ou seja, você pode até tentar instalar o KDE ou outros gerenciadores de desktop, mas estará por conta e risco. De qualquer forma, se você quer conhecer uma distribuição Linux mais tradicional mas que já traz diversos codecs e programas para você poder trabalhar e se divertir sem precisar passar horas instalando pacotes, pode ser uma boa pedida. Apenas lembre-se sempre de fazer antes uma instalação de testes em um computador que esteja sobrando, ou em uma máquina virtual.

O download do Linux Mint Debian Edition pode ser feito no blog do projeto. Há versões com GNOME e Xfce, assim como versões compatíveis com 32 e 64-bits.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados