Gmail sofre engasgo e sai do ar
O apocalipse quase chegou. Faz dez minutos, tenho certeza de que milhares de brasileiros tentam acessar seus emails sem o devido sucesso. O Gmail simplesmente saiu do ar, sem qualquer explicação até o momento para o incidente. No entanto, é bom ressaltar que havia usuários com acesso ao serviço, mesmo que haja muitas reclamações nas redes sociais.
Aqui no TB, mesmo estando na mesma rede, com mesmo IP, eu fiquei sem acesso tanto ao meu Gmail como ao meu TBmail (o email do Tecnoblog baseado em Google Apps). O Mobilon, em seu MacBook rodando Chrome, permaneceu utilizando tanto o Gmail como o Google Talk a partir da interface web (ou seja, dentro do Gmail).
Nesse curto período de tempo em que o Gmail enfrentou dificuldades, dei de cara com os seguintes códigos para erro: 502, 503 e 500. O último deles fala que a conta está “temporariamente inacessível”, o que quer que isso signifique.
A página para status de serviço do Gmail em momento algum apontou para o incidente. Houve um engasgo que, nesse momento, parece ter sido resolvido. Tanto o acesso ao Gmail como ao email do Google Apps está sendo restabelecido para os usuários.
Ou seja, por 5 minutos os internautas ficaram sem ter o que fazer. Afinal, imagino que para muito gente o Gmail seja ferramenta fundamental para as tarefas do dia a dia. Pelo menos para mim é…
Na próxima que o seu Gmail sair do ar e você ficar sem ter o que fazer, a recomendação — claro! — é entrar aqui no TB e aproveitar o Joguinho Viciante da Semana. Já viram o que foi publicado hoje?
Atualização — 23/09/2011 às 16h00 | Sem dar detalhes, a conta oficial do Gmail no Twitter confirmou a falha: “Ic! Oops, nos desculpem. Tudo está de volta à normalidade agora; desculpem por isso.”
Leia | Como recuperar ou mudar a senha do Gmail ou da Conta do Google