Arquivo Celular

Google prepara concorrente para iTunes Match, diz NYT

Google e Apple devem se enfrentar em mais um segmento de mercado.

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Informações levantadas pelo jornal New York Times dão conta de que o Google está se preparando para finalmente lançar um concorrente de peso contra a Apple e a Amazon no concorrido mercado de vendas de música pela rede.

Cinco meses depois de anunciar seu Google Music Beta – serviço que oferece armazenamento e transmissão de arquivos musicais a diversos tipos de dispositivos –, a gigante da web estaria negociando com as principais gravadoras os termos para abrir uma loja de música.

Segundo a publicação, o novo serviço tanto permitira o streaming de canções pela rede como também deverá oferecer a possibilidade de se realizar o download do arquivo – que muito provavelmente deverá contar com algum tipo de proteção embutido (cof cof DRM cof cof), do jeito que as gravadoras tanto gostam.

iTunes Match: US$ 25 anuais para ter todas as músicas na nuvem da Apple

O novo serviço, que ainda não tem qualquer prazo para se tornar realidade, deverá ter a dura missão de combater o iTunes Match. O serviço da Apple iniciará suas atividades até o final deste mês e, por módicos US$ 25 ao ano, permitirá que seus usuários tenham livre acesso remoto a suas bibliotecas musicais, além de “oferecer anistia” a qualquer tipo de arquivo musical que acidentalmente tenha sido baixado ilegalmente por seus insuspeitos assinantes.

Nos últimos tempos, o Google vem insistindo de maneira quase radical em soluções de computação de nuvem. O fato de darem a oportunidade de se baixar um arquivo mostra que até o gigante da web pode estar se preparando para dar o braço a torcer às custas de conquistar seus clientes.

Enquanto qualquer rumor não se confirma, bom notar que o Google Music exibe um indiscreto “Beta” ao lado de seu nome, e que portanto deverá passar por diversas mudanças até seu lançamento comercial definitivo. Agora só resta saber se não será tarde demais para a gigante da web neste mercado, amplamente dominado por sua rival da maçã.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque