A pedido do Tecnoblog, a TIM fez um balanço geral de sua rede de telecomunicações durante a virada do ano. Sabe como é, milhões de pessoas tentando falar com parentes, amigos e desafetos (para pedir desculpas depois de encher a cara de álcool) por meio da rede telefônica… sempre existe o risco de que algo dê errado. De acordo com a operadora, tudo funcionou conforme manda o figurino.

A TIM não comenta números absolutos sobre quantidade de chamadas ou SMS enviados. Uma pena, mas faz parte da política da empresa. Também não fornecem informações sobre envio de SMS e tráfego de dados nem em termos percentuais.

Na virada do ano, a operadora registrou aumento de 34% nas chamadas telefônicas em relação aos dias anteriores, considerando dezembro de 2011 como parâmetro. Em termos de virada de ano, momento em que o tráfego fica mais intenso normalmente, a TIM verificou aumento de 8,4% nas chamadas em relação à virada de 2010 para 2011. Mais gente pendurada no telefone, mesmo com as previsões em contrário.

Foto enviada via TIM durante o réveillon

Confesso que me surpreendi. Consegui telefonar para parentes lá pela meia-noite, falar com a namorada via Skype e ainda subir uma foto básica para o Twitter com o 3G fornecido pela TIM no Rio de Janeiro.

“Não foram registradas falhas que impossibilitaram a realização e recebimento de chamadas ou tráfego de dados e SMS nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. De toda forma, vale ressaltar que os serviços de telefonia móvel estão sujeitos a variações por fatores externos, como áreas de sombra, condições geográficas, climáticas ou capacidade de recepção dos aparelhos celulares, por exemplo.”

Qual foi a sua experiência de telefonia móvel durante a virada? Funcionou ou não?

As demais operadoras foram convidadas para comentar a qualidade da transmissão de voz, dados e SMS durante a virada do ano. Por enquanto, somente a TIM respondeu positivamente ao nosso chamado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados