Arquivo Internet

Rádio chega a mais adultos que a internet nos EUA

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Rádio, mais vivo do que nunca

Rádio, mais vivo do que nunca

Ainda que meio esquecido nos últimos tempos, pesquisa da Nielsen mostra que o velho rádio ainda bate um bolão e, pelo menos nos EUA, atinge mais gente que a web. Os dados mostram que enquanto a televisão chega a 95% dos adultos, o rádio atinge 77% e a internet, 64%, contra os 35% e 27% de penetração dos velhos jornais e revistas, respectivamente, que andam caidões de uns anos pra cá.

“Existem vários críticos que deixam o rádio de lado, mas essa análise de consumo de mídia em tempo real mostra que ele continua a ser um meio muito poderoso”, afirma o dr. Michael Link, vice-presidente de pesquisa da Nielsen. Curiosamente, a empresa afirma que o grande estímulo à velha mídia são exatamente os iPods e outros modelos de MP3 players: “o consumo de rádio alcançou seus maiores índices (82%) entre o público que costuma ouvir músicas em outros dispositivos móveis, que tem idade entre 18 e 34 anos”, apontam os dados.

Mas seria essa uma ressurreição da velha mídia e um resgate dos tempos de ouro? Antes de pegar os sapatos de vinil e preparar a brilhantina, bom lembrar que não é raro que o rádio seja ouvido no carro e em ambiente de trabalho de maneira passiva, enquanto a internet ainda pede uma maior atenção de seu usuário, o que, claro, não deixam seus números menos impressionantes.

Para ver todo o estudo, clique aqui (PDF).

E você, ainda ouve rádio?

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque