Novo recurso do YouTube Music permite criar estação de rádio personalizada

Disponível para iOS e Android, ferramenta possibilita que o usuário configure filtros, montando uma lista de reprodução regular

Paula Alves
Por
• Atualizado há 7 meses
YouTube Music
YouTube Music (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Nesta terça-feira (21), o YouTube Music oficializou o redesenho que fez do seu recurso de rádio. A ferramenta vem sendo testada desde o início do mês e dá mais autonomia para a pessoa criar uma estação condizente com seus gostos. Disponibilizada gradualmente para os usuários, novidade fica disponível na home da plataforma.

Ao abrir um streaming de música e clicar em uma canção, é normal que outras composições se sucedam após sua reprodução, gerando uma “rádio” criada pelo próprio serviço, que roda de maneira automática.

O YouTube Music, porém, decidiu redesenhar esse tipo de recurso e, diferente de outros serviços do gênero, como o Spotify e o Apple Music, dar mais autonomia para o próprio usuário montar essa rádio de acordo com seus gostos.

Para isso, desde o início do mês, o serviço começou a liberar para o seu aplicativo de Android e iOS a opção “criar rádio”, que fica disponível na home da plataforma. Ao clicar nela, o usuário tem uma experiência atualizada da ferramenta, podendo criar uma estação do zero e deixá-la como sua lista de reprodução regular.

Como personalizar sua rádio

Recurso de rádio do YouTube Music traz vantagens sobre Spotify e Apple Music / 9to5Google / Divulgação
Redesenho da rádio do YouTube Music (Imagem: Divulgação / 9to5Google)

Para personalizá-la da maneira como deseja, ele deve começar escolhendo até 30 artistas que devem estar na sua seleção e definir, na sequência, com qual frequência eles irão se repetir na lista – o que pode ser pouco, médio ou muito.

Em seguida, o usuário deve definir como será a varição de músicas da sua rádio. Para isso, ele deve escolher se prefere canções mais familiares, canções que misturem composições conhecidas com novidades ou canções que ele não conhece. Por fim, basta ajustar os filtros da plataforma, que passam por “popular”, “foco”, “relaxante” e vão até “lançamentos”.

Feito isso, a rádio do usuário estará configurada e ele pode salvá-la usando o botão “Adicionar à biblioteca”. Dessa maneira, todas às vezes em que ela for ativada, os padrões selecionadas é que guiarão a sua experiência, que será sempre diferente, mas terá como base essas configurações.

Caso enjoe e queira mudar os filtros, a pessoa pode clicar na opção “Sintonizar” e ajustar novamente os parâmetros desejados, salvando suas configurações.

Com informações: Engadget e 9to5Google

Receba mais sobre YouTube Music na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados