Como ressuscitar o roteador Linksys WRT54G

Thiago Mobilon
Por

wrt54g.jpgSe você, assim como eu, matou seu roteador Linksys WRT54G após uma atualização de firmware, não se desespere, há sempre alguma saída para as atualizações mal-sucedidas, listarei abaixo duas das que encontrei para o meu caso.

Um bom sinal de que seu roteador “morreu” após uma tentativa de atualização, é quando as luzes frontais do aparelho se comportam de forma diferente do normal, por exemplo, ficando todas acesas continuamente.

A primeira opção para fazer ele voltar a funcionar é a partir de um tipo de módulo de segurança existente no aparelho. Para isso, segure o botãozinho do reset, que se encontra na parte de trás do WRT54G por cerca de um minuto e desligue/ligue o aparelho. Faça isso duas vezes para se certificar de que o procedimento realmente funcionou.

Isso deverá restaurar o flash original do aparelho, caso o eraser (ou killer) não tenha apagado completamente a memória do mesmo. Se este procedimento não funcionar, você provavelmente deverá apelar para um método de Brutal Force (Força Bruta), que consiste em abrir o Linksys, e dar um curto no chip da memória flash para apagar completamente o conteúdo da mesma. Feito isso basta que você refaça o procedimento de instalação do novo firmware no roteador.

Neste link você encontrará um tutorial completo sobre o método de Brutal Force no WRT54G. A viabilidade do método está sujeita também à compatibilidade do hardware utilizado no tutorial com o do seu roteador.

O Marcellus postou um tutorial no Meio Bit, há um tempo, ensinando passo a passo como atualizar o firmware do WRT54G para o DD-WRT, um “firmware Linux” que na minha opinião é o melhor que existe atualmente. Isso porque conta com muitas opções de configuração adicionais, tais como a de aumentar a potência das anteninhas do roteador afim de aumentar o alcance do aparelho (é claro que esta configuração diminui também a vida útil do mesmo).

Veja aqui mais algumas informações sobre como recuperar o seu roteador

Boa sorte!

Ps: O TecnoBlog não possui nenhum vínculo com os sites citados. Apesar de um dos métodos listados ter funcionado perfeitamente para mim, não há nenhuma garantia de que o mesmo irá funcionar com a sua versão ou o seu modelo de Hardware. Faça por sua conta e risco.

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados

Relacionados