Imagine que você é um desenvolvedor de aplicativos para smartphones e tablets e vai começar um projeto. O que fazer? Um mercado ultra saturado acaba fazendo com que a criatividade aponte para novos caminhos, mais híbridos e interessantes. Como jogos integrados à aplicativos populares. E essa dica até que é bem bacana.

Serban Porumbescu é um recém doutor em ciência da computação que criou a Hidden Elephant em 2001 – com a ajuda de um amigo – e cujas aspirações não passavam de “jogos casuais” para os finados Palm Pilots e pagar uma cerveja um para o outro com o que ganhassem.

Tela principal do InstaGamer: jogar com seus amigos no Instagram

Depois de anos hibernando, Serban retorna à ativa e acaba de lançar o InstaGamer para iOS, um aplicativo que transforma sua conta no Instagram em um jogo bem divertido e até mesmo útil. Eu explico.

Não sendo um aplicativo oficial do Instagram, o InstaGamer apenas se beneficia de uma base atual de 15 milhões de usuários e 400 milhões de fotografias para funcionar. Números que devem aumentar muito nos próximos dias, assim que o Instagram soltar a sua versão para Android.

O jogo funciona da mesma maneira que o antigo Jogo da Memória que você já conhece: as cartas ficam viradas para baixo após você ter pouco tempo para memorizar onde estão os pares. A cada par correto de imagens localizado, avança-se para descobrir novos pares. Bem simples.

A pegada joinha do game está no fato de você poder iniciar partidas com seus amigos, dispor de um ótimo controle de estatísticas da sua performance como jogador e, de quebra, descobrir fotógrafos e material interessantes ao criar novos jogos por meio de tags que podem ser especificadas à vontade.

Um outro ponto bastante positivo é que você nem sequer precisa ter uma conta no Instagram para jogar. Isso ocorre porque o jogo ‘pesca’ as imagens e as reorganiza a partir dos feeds públicos compartilhados no Instagram por meio de seu API.

Existem dois modos de jogo: single e peer-playing (entre 2 jogadores). No decorrer das partidas, se você gostar desta foto ou daquele perfil, você pode começar a segui-los no Instagram – aqui, naturalmente, você precisará de uma conta.

Também é possível compartilhar seus resultados online com os seus amigos e fazer buscas de outras partidas com temáticas de fotografia específicas. Por exemplo, você pode desafiar um cupincha seu num jogo da memória com fotos só sobre a sua cidade, comidas estranhas ou meninas em trajes altamente edificantes (ou sem eles). É só procurar.

Dei um joinha pelo fato do aplicativo ter duas coisas que eu adoro: fotografia e o jogo da memória em si. O InstaGamer é um aplicativo muito bem polido, sem bugs e com uma interface bastante agradável aos olhos. É uma maneira interessante e inteligente de exercitar aquele caixote cinza que você carrega em cima do pescoço e ainda descobrir bons artistas e olhares de fotografia pelo caminho.

Você pode baixá-lo gratuitamente na App Store via iTunes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.

Canal Exclusivo

Relacionados