Arquivo Celular

Outro brasileiro fez Siri entender (e responder em) Português

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A ansiedade pelo suporte ao português no assistente virtual Siri do iPhone 4S é tanta que mais um brasileiro se deu ao trabalho de implementá-lo com suas próprias mãos. O desenvolvedor João Henrique Reichert, de Cascavel no Paraná, modificou o seu iPhone 4S e fez com que o assistente da Apple entendesse (e dessa vez falasse também) idioma falado no Brasil. Veja a demonstração dele no vídeo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

João não liberou muitos detalhes de como conseguiu realizar o feito ainda, mas o que ele já disse em seu perfil no Twitter que usou um servidor proxy, várias modificações e a API do Google (provavelmente Translate) para fazer o assistente entender português. Por causa desse último item que você já deve estar familiarizado com a voz da Siri: é a mesma responsável por falar itens em português no Google Translate.

Ele seguiu os mesmos passos de Pedro Franceschi, o primeiro brasileiro a conseguir tal façanha. Mas no caso de Pedro a API usada foi a da Nuance, responsável pelo programa Dragon Dictation, que pouco depois enviou um aviso ao jovem requisitando que ele pare de usar a API com esse fim. E na implementação dele a resposta era apenas mostrada em português, não era falada pelo assistente.

Embora a implementação de João seja bem rápida, dificilmente veremos ela ser publicada na web, principalmente por questões legais. Mas já dá para ter uma ideia de como o assistente vai funcionar no Brasil.

Dica do Ricardo Fraga (@ricardofraga) no Twitter. Valeu, Ricardo!

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque