Hatley Castle: uma visita ao castelo onde X-Men e Deadpool foram gravados

Jean Prado
Por
• Atualizado há 8 meses

Olhe para o jardim do castelo acima. Se você já assistiu a algum filme de X-Men, acompanha a série Arrow ou até mesmo foi aos cinemas assistir a Deadpool, provavelmente vai reconhecer essa entrada. Parte dessas três atrações foram filmadas no Hatley Castle, castelo que fica perto de Victoria. Eu fui conhecer.

Do centro de Victoria até Langford, cidade próxima do castelo, dá mais ou menos meia hora de ônibus que te deixa em algum lugar a 1,5 km do castelo. Depois, é só andar uns 20 minutos até a entrada do Hatley Castle – desenhei todo o trajeto no Inspiron antes de ir para ter certeza que eu não ia me perder.

O legal do Inspiron é que ele é bem portátil, mas sem abrir mão do acabamento premium. Com apenas 1,6 kg, consigo tirar proveito da funcionalidade 2 em 1 segurando o Inspiron como um tablet na mão para fazer anotações mais precisas. Ele também fica bem apoiado na mesa.

img_0021

Antes de entrar no castelo você passa pelo campus da Royal Roads University, faculdade que fica ao redor dessa área. Atualmente, o Hatley é usado como escritório (e por vezes até sala de aula) para os alunos da Royal Roads, que é dona do castelo. Ele também tem três jardins em volta, um italiano, outro japonês e outro de rosas.

Lembra da segunda temporada de Arrow? Parte dela foi filmada no Hatley Castle.
Lembra da segunda temporada de Arrow? Parte dela foi filmada no Hatley Castle.

Para conhecer o Hatley por dentro, você precisa comprar um ticket para o tour (cerca de 18 dólares) e vir durante o verão — dentro do período escolar americano, só tem como visitar os jardins. Qualquer um também pode alugar a locação para fazer uma filmagem, sessão fotográfica ou até mesmo casamento.

Curiosamente, visitei o castelo enquanto um casamento estava sendo organizado e perguntei para uma funcionária qual era o custo estimado. “500 mil dólares para a locação e organização. Se você também quiser um jantar, paga 70 dólares por convidado”, ela me disse. Ouch!

No tour organizado pelo castelo, primeiro você passa por todos os jardins até chegar à porta da frente e visitar só o piso térreo do Hatley. A guia, além de falar um pouco dos filmes que foram gravados lá, também conta um pouco da história do castelo. Ele foi construído por James Dunsmuir, um político milionário que decidiu construir seu próprio castelo depois que o castelo do pai, Robert Dunsmuir, ficou para a esposa.

Essa família Dunsmuir é parte da história aqui do Canadá. O pai, Robert, veio do Reino Unido e ficou rico com a mineiração de carvão. Ele que construiu um dos primeiros castelos da British Columbia, chamado de Craigdarroch Castle — localizado perto do centro de Victoria. Também tive a chance de visitá-lo.

img_20160902_154510565-01

Se você gosta de história, vale a pena ler sobre a história do Craigdarroch aqui e a do Hatley aqui. Ambos foram usados como hospitais militares durante a Primeira Guerra Mundial e o Craigdarroch também já foi uma faculdade, mas por ser muito pequeno o local foi alterado. Hoje ele é só um museu.

Conteúdo oferecido pela Dell. Este post é o quarto de uma série de artigos sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos e nas viagens. Confira os outros!

Receba mais sobre Castelo Hatley na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados