Super Mario Bros X, a versão definitiva do clássico

Izzy Nobre
Por
• Atualizado há 8 meses

Não é de hoje que os fãs eternos da franquia Super Mario Bros criam versões caseiras do jogo do encanador italiano. Através do processo de ROM hack, é possível editar qualquer valor dentro do jogo – gráficos, gameplay, diálogo, powerups, tudo.

Algumas ferramentas de rom hack são relativamente simples de usar, como o Lunar Magic que funciona na base do WYSIWYG (sigla de What You See Is What You Get, ou seja, durante o processo de edição, você já está vendo como a coisa vai ficar. Nada de editar trilhões de linhas de código abstrato). Por isso, a brincadeira não é exclusiva para os mestres de código fonte. E existe toda uma comunidade dedicada a editar Super Mario World.

Então, o que a turma faz é modificar o jogo todinho, inventar uma historinha nova, e empacotar como um novo jogo. Um dos melhores exemplos de ROM hack de Mario era o Super Demo World: The Legend Continues:

SDW:TLC foi criado pelo próprio autor do Lunar Magic, a ferramenta de edição de ROMs. O que começou como uma simples demonstração do poder do programa (por isso o nome Super Demo World) acabou virando um jogo extenso e completamente novo. E desgraçadamente difícil.

Tive meu tempo de diversão/frustração com Super Demo World e, como grande fã da série, foi impossível não me maravilhar com o que essencialmente tem todo o jeito de uma continuação direta de Super Mario World. Eis um vídeo de um maluco zerando o jogo, para você que está curioso a respeito.

Super Demo World foi sempre considerado o principal ROM hack de SMW, o esforço mais profissionalmente completo em refazer o jogo. E eu sempre concordei com essa opinião, até descobrir Super Mario Bros X.

Super Mario Bros X, segundo sua própria descrição:

“Super Mario Bros. X é um projeto enorme que mistura elementos de Super Mario 1, 2, 3 e Super Mario World. Ele conta com vários power-ups como as roupas de martelo e tanooki, o sapato de Kuribo, a arma de Billy e vários novos e velhos Yoshis. Você também pode jogar com um amigo no modo co-op, no qual a tela é dividida quando os jogadores se separam e volta a se unir eles se encontram.”

Ou seja, este jogo (que não é exatamente um ROM hack, ele é um executável comum para PC. Ao contrário de Super Demo World, você não precisa de um emulador pra jogá-lo) essencialmente combina elementos de Super Mario 1, 2, 3, e Super Mario World – e além, se você considerar que algumas das músicas do jogo foram tiradas de Super Mario Kart 64, por exemplo.

Eles colocaram todos os power ups históricos e ainda criaram alguns inéditos. Por exemplo, em um determinado momento do jogo, você pega um Irmão Martelo como refém e sai correndo com o vilão em punho, que joga martelos para todo lado.

As fases foram extraídas de várias iterações do jogo, e como se isso não fosse o bastante, de repente o Mario se encontra dentro de uma fase de Super Metroid. Até o Link aparece para ajudar o encanador em um determinado momento.

Super Mario Bros X é uma viagem completamente surreal pelo mundo e cânon da série Mario Bros. Quando você acha que já viu tudo que o jogo tem pra oferecer, algo completamente inesperado te dá um tapa na cara (a fase de Metroid foi um momento WTF inesquecível).

Como se isso não fosse o bastante, há um editor de fases no jogo. E tem até multiplayer splitscreen. Veja só que completa loucura:

(vídeo do YouTube)

O jogo pode ser encontrado aqui. Fãs da série não se decepcionarão.

Receba mais sobre Super Mario Bros. X na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Izzy Nobre

Izzy Nobre

Ex-autor

Israel Nobre trabalhou no Tecnoblog entre 2009 e 2013, na cobertura de jogos, gadgets e demais temas com o time de autores. Tem passagens por outros veículos, mas é conhecido pelo seu canal "Izzy Nobre" no YouTube, criado em 2006 e no qual aborda diversos temas, dentre eles tecnologia, até hoje.

Relacionados