O dia não foi muito bom quem usa o Yahoo Mail baseado na web. O Mashable relata que o serviço de webmail do Yahoo passou por dificuldades na manhã dessa quarta-feira. Entretanto, é bom deixar muito claro que nem todos os usuários do serviço foram afetados pela falha. Eu mesmo acessei meu Yahoo Mail sem qualquer problema; tudo estava no lugar, ainda que nenhuma nova mensagem tenha chegado, como é costume desde que adotei o Gmail.

Yahoo Mail: positivo e operante

Pelo que se sabe, o Yahoo Mail já voltou a funcionar. Em comunicado, o portal afirma que “trabalhamos rapidamente para resolver o problema, e estamos satisfeitos de todos os serviços estarem restaurados e em funcionalidade plena”.

Enquanto estava fora do ar para um número limitado de usuários, o acesso ao Yahoo Mail apresentava uma mensagem informando que a página não estava acessível e que o “Erro 501” fora registrado. Esse tipo de erro diz respeito ao HTTP e pode ser causado por motivos variados — todos causados pelo responsável pelo site.

Quando ficou sabendo da falha, o Yahoo emitiu um comunicado dizendo que sua equipe trabalhava na questão para que o acesso ao Yahoo Mail fosse reativado. Ao que parece, o serviço continuou a funcionar por meio de protocolos de entrega e envio de mensagens, como POP3 e IMAP, o que me leva a crer que o problema foi mesmo na configuração do mail.yahoo.com, o endereço usado pelo portal para hospedar o webmail.

De qualquer forma, é sempre chato quando um serviço importante como o email sai do ar. Pode ser que o Yahoo ofereça seu Mail em caráter de gratuidade, mas isso não isenta o portal de responsabilidade sobre as mensagens a partir do momento que os usuários passam a confiar no Yahoo Mail. Penso que, ainda que de graça, um serviço na web tem deveres para com seus usuários — até porque esse “de graça” deve aparecer entre aspas, visto que o Yahoo ganha dinheiro com o webmail por meio de publicidade.

Caso algum usuário brasileiro do Yahoo Mail tenha verificado o problema, favor se manifestar nos comentários. Aliás, caso algum brasileiro continue a usar o Yahoo Mail, favor se manifestar nos comentários também. 😛

Nota: É evidente que eu estou puxando sardinha para o email do Google nesse texto. Patrulheiros do fanboysismo (chamemos assim), fiquem cientes de que é premeditado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados