Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Assim será o Office para Windows 10 em telas grandes e pequenas

A versão completa também será atualizada: o Office 2016 chega no segundo semestre

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Depois do evento que esmiuçou as principais características do Windows 10, a Microsoft segue mostrando o que devemos esperar da plataforma. É o caso do novo Office, que teve mais imagens e características reveladas recentemente.

O pacote já conta com versões mobile, você sabe. Mas a companhia está focada em fazer com que a experiência de uso do Office em dispositivos distintos e nas nuvens seja a mais convergente possível.

Este aspecto não diz respeito somente à interface – o novo Office está sendo preparado para se adaptar a telas de tamanhos variados -, mas também às funcionalidades.

A Microsoft frisa, por exemplo, que o novo Word trará o Insights, recurso disponível atualmente apenas no Office Online. Com ele, você pode selecionar uma palavra quando estiver no modo de leitura para encontrar definições, referências e imagens relacionadas. Estas informações são trazidas pelo Bing.

Word - Windows 10

No Excel, o destaque é a facilidade com a qual você poderá utilizar toques na tela para manipular planilhas e redimensionar gráficos, por exemplo.

Excel - Windows 10O PowerPoint também está sendo preparado para continuar permitindo criação e edição de arquivos em tablets e smartphones, é claro. Mas, nestes dispositivos, a visualização de slides é tão ou mais importante. A Microsoft quer deixar esta tarefa ainda mais interessante. Você conseguirá até mesmo destacar pontos facilmente fazendo anotações com uma stylus nos slides enquanto a apresentação estiver sendo exibida.

PowerPoint - Windows 10Há também novidades no Outlook. Você poderá destacar ou arquivar emails com poucos toques e, ao redigir mensagens, verá que os recursos disponíveis estão ainda mais semelhantes aos do Word.

Outlook - Windows 10Para o OneNote, a Microsoft vem reservando apenas ajustes na interface, aparentemente. Não há mudanças funcionais, mas o aplicativo continua sendo uma ótima opção para anotações, listas de tarefas, compartilhamento de notas e afins.

OneNote - Windows 10No vídeo a seguir, há mais detalhes sobre o Office para Windows 10:


O novo Office virá pré-instalado gratuitamente em smartphones e tablets pequenos que rodam o Windows 10. As versões mostradas aqui também farão parte dos aplicativos universais, razão pela qual estarão disponíveis para PCs e tablets com tela com mais de 8 polegadas na loja do Windows – não se sabe se de graça, mas é bastante provável que sim.

A Microsoft confirmou ainda que o Office 2016, nova versão completa do pacote (inclui ferramentas como Access, Publisher e todo o conjunto de recursos de cada aplicativo) chega no segundo semestre. Esta sim será paga.

Para quem está ansioso para conferir os aplicativos do Office que acompanharão a plataforma, a companhia promete liberá-las para testes durante as próximas semanas no Windows 10 Technical Preview.