Notícias Jogos

Pokémon Go nem foi lançado e já está em quase 2% de todos os Androids no Brasil

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O sucesso de Pokémon Go é inquestionável: no mercado norte-americano, ele ultrapassou o Tinder em popularidade na primeira semana de lançamento, já encostou no Twitter em número de usuários ativos e deixou até o aplicativo do Facebook para trás em termos de engajamento. No Brasil, o jogo ainda não foi lançado e não pode ser baixado diretamente do Google Play — o que não nos impediu de instalá-lo.

No último sábado (9), Pokémon Go havia sido instalado em 1,74% de todos os aparelhos com Android no Brasil. O número, revelado ao Tecnoblog pela consultoria SimilarWeb, parece até pequeno, mas lembre-se de que estamos falando de um mercado que vendeu mais de 100 milhões de smartphones nos últimos dois anos — dos quais 90% eram Androids. É o jogo que não funciona mais popular de todos os tempos, segundo eu mesmo.

pokemon-go

As instalações de Pokémon Go no Brasil vêm, em grande parte, do APK Mirror, que faz um espelho de aplicativos de Android e não impõe as restrições geográficas da Play Store. O site explodiu em acessos, passando de 600 mil para mais de 4 milhões de visitas diárias. O Brasil foi o segundo país que mais baixou o APK de Pokémon Go, sendo responsável por 8,2% do tráfego do APK Mirror, logo atrás dos Estados Unidos (10,8%).

Os países com as maiores penetrações de Pokémon Go nos Androids são Nova Zelândia (16,04%) e Austrália (15,13%), os primeiros a receberem o jogo, seguido dos Estados Unidos (10,81%). Entre os vizinhos da América do Sul, ainda estamos atrás do Chile (2,8%) e Peru (2,3%), que também não receberam o jogo oficialmente.

Pokémon Go ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O jogo funcionou por um curto período de tempo por aqui, mas a Niantic Labs logo tratou de bloquear quem não estava em um dos países suportados — mesmo assim, as lentidões e quedas nos servidores de Pokémon Go continuaram acontecendo.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque