Pokémon Go nem foi lançado e já está em quase 2% de todos os Androids no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
pokemon go

O sucesso de Pokémon Go é inquestionável: no mercado norte-americano, ele ultrapassou o Tinder em popularidade na primeira semana de lançamento, já encostou no Twitter em número de usuários ativos e deixou até o aplicativo do Facebook para trás em termos de engajamento. No Brasil, o jogo ainda não foi lançado e não pode ser baixado diretamente do Google Play — o que não nos impediu de instalá-lo.

No último sábado (9), Pokémon Go havia sido instalado em 1,74% de todos os aparelhos com Android no Brasil. O número, revelado ao Tecnoblog pela consultoria SimilarWeb, parece até pequeno, mas lembre-se de que estamos falando de um mercado que vendeu mais de 100 milhões de smartphones nos últimos dois anos — dos quais 90% eram Androids. É o jogo que não funciona mais popular de todos os tempos, segundo eu mesmo.

As instalações de Pokémon Go no Brasil vêm, em grande parte, do APK Mirror, que faz um espelho de aplicativos de Android e não impõe as restrições geográficas da Play Store. O site explodiu em acessos, passando de 600 mil para mais de 4 milhões de visitas diárias. O Brasil foi o segundo país que mais baixou o APK de Pokémon Go, sendo responsável por 8,2% do tráfego do APK Mirror, logo atrás dos Estados Unidos (10,8%).

Os países com as maiores penetrações de Pokémon Go nos Androids são Nova Zelândia (16,04%) e Austrália (15,13%), os primeiros a receberem o jogo, seguido dos Estados Unidos (10,81%). Entre os vizinhos da América do Sul, ainda estamos atrás do Chile (2,8%) e Peru (2,3%), que também não receberam o jogo oficialmente.

Pokémon Go ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O jogo funcionou por um curto período de tempo por aqui, mas a Niantic Labs logo tratou de bloquear quem não estava em um dos países suportados — mesmo assim, as lentidões e quedas nos servidores de Pokémon Go continuaram acontecendo.

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados