Quantum Go começa a receber Android 6.0 Marshmallow

Now on Tap, novo sistema de permissões, fusão de memória interna e tudo do Android 6.0 no Quantum Go

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Quem tem um Quantum Go pode comemorar: os modelos 4G começaram a receber atualização para o Android 6.0 Marshmallow nesta quarta-feira (13). A atualização havia sido divulgada no final de junho e estava sendo feita de modo gradual, mas agora foi liberada para todo mundo. Se você não recebeu a notificação, vá em Configurações > Sobre o Telefone > Atualização do Sistema para checar.

Segundo a fabricante, a versão 3G receberá a atualização em breve. A interface bem próxima do Android puro, mas com alguns toques da fabricante, permaneceu. Matheus Ribeiro, leitor do Tecnoblog, enviou algumas capturas de tela que mostram a atualização, o botão de “Não perturbe” e os novos controles de volume do Android 6.0:

quantum-go-6

O que há de novo

Em seu blog oficial, a Quantum revela os detalhes da atualização. Nós já explicamos aqui o que o Marshmallow traz de bom em todos os aspectos, mas existem alguns que são notáveis no seu Quantum Go. O principal, para quem gosta de usar cartões de memória, é o que a Quantum chamou de “memória adotada”, recurso que permite o uso de um microSD como armazenamento interno, movendo seus apps mais pesados para o cartão.

Para usar esse recurso, é só ir em Configurar > Armazenamento > Formatar como interno. Para a velocidade do sistema continuar a mesma, a Quantum recomenda o uso de um cartão Classe 10 / UHS-1 ou superior. Vale lembrar que, ao fazer isso, não será possível colocar o cartão de memória em outros dispositivos, como uma câmera ou um computador, para transferir arquivos. Isso deve ser feito pelo celular, com o cabo.

quantum-go-now-on-tap

A atualização também inclui o Now on Tap, traduzido como ‘Now a um Toque”. Com essa função, o Google Now exibe uma informação contextual que se relaciona com o que você está vendo. Se você está rolando a timeline e vê algum nome de um famoso que não conhece, por exemplo, pode segurar o botão home para ver mais informações. Também dá para tirar uma screenshot com essa função ao clicar no botão de compartilhar lá embaixo.

Outra novidade é o modo Doze, que reconhece quando o dispositivo está descansando e faz o smartphone “dormir” para não gastar muita bateria em standby. Também foi implementado um novo sistema de permissões para evitar que o usuário aceite alguma permissão suspeita sem ler — o sistema pede o uso do microfone ou armazenamento, por exemplo, apenas quando precisar. Pelo painel das configurações, é possível acompanhar o consumo de memória RAM para ver qual aplicativo está prejudicando o desempenho do seu aparelho.

Atualizações menores, como melhorias no compartilhamento, controles de volume e Android Pay também chegarão estão entre os novos recursos. Confira a lista completa das novidades do Android 6.0 Marshmallow.

Atualização em 13 de julho de 2016 às 12h05. Em resposta ao Tecnoblog, a assessoria da Quantum confirmou a atualização para todos os dispositivos Quantum Go 4G. No entanto as versões do aparelho com 3G não têm um cronograma de atualizações bem definido. Segundo a assessoria, no entanto, a atualização deve acontecer em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados