Apps para Android já podem se comunicar mesmo sem internet

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos

Os aplicativos para Android estão ficando mais inteligentes com a liberação de uma nova velha tecnologia: Nearby Connections. A API permite que eles se comuniquem com dispositivos próximos mesmo que não haja nenhuma conexão à internet, e agora está disponível para todos os desenvolvedores.

O Nearby Connections já é um velho conhecido de quem possui um Chromecast: quando você conecta o acessório a uma TV, seu Android já o reconhece automaticamente e tenta fazer a conexão. O mesmo acontece com smartwatches que rodam Android Wear; em geral, você não precisa fazer o pareamento manualmente.

Para funcionar, ele utiliza Wi-Fi (para transferir dados em alta velocidade) e Bluetooth. Nas palavras do Google, a tecnologia “oferece altas velocidades de transferência, baixa latência e transferência de dados de forma criptografada entre dispositivos próximos de uma forma totalmente offline e P2P”.

Como a tecnologia foi liberada para todo mundo, é provável que vejamos boas novidades em aplicativos de terceiros. Como exemplifica o Google, o Weather Channel pode espalhar alertas climáticos mesmo em regiões sem sinal, enquanto o Hotstar permite compartilhamento de mídia em lugares com conexão ruim ou ausente, como em aviões e no transporte público.

A API já está disponível para todos os usuários com Google Play Services 11.0 e superior.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados