Facebook encerra app Groups (e um de seus clones do Snapchat)

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

Você se lembra do Facebook Groups, app lançado em 2014 para gerenciar grupos da rede social? Não? Bem, por isso mesmo ele está sendo encerrado.

Em um comunicado, o Facebook explica que vai desativar o Groups para iOS e Android: não será possível fazer login após 25 de agosto de 2017. Ele já foi retirado da App Store e do Google Play. Seus grupos, é claro, continuarão disponíveis no aplicativo principal do Facebook.

Como nota o TechCrunch, o Groups tinha muitas limitações: não havia um Feed de Notícias exclusivo para os grupos; não havia como organizá-los em coleções para facilitar o acesso; e não havia pesquisa universal. Além disso, ele estava muito bugado nesses últimos meses, “várias vezes a ponto de se tornar inutilizável” — então era questão de tempo até acabar.

O Facebook também encerrou outro app, o Lifestage, um clone do Snapchat lançado há menos de um ano. Ele não exigia uma conta na rede social: o usuário fazia login, selecionava a escola onde estudava, e via os perfis em vídeo de outras pessoas nas proximidades.

O Lifestage era voltado para usuários com até 21 anos; na verdade, se você fosse mais velho, só poderia ver seu próprio perfil. (Não havia nenhum mecanismo para verificar sua idade, no entanto.) O Facebook, é claro, não precisa mais de um app exclusivo para concorrer com o Snapchat: o Instagram Stories e o WhatsApp Status já têm mais usuários que ele.

Com informações: Facebook, TechCrunch, Business Insider.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados