Em mãos Xperia XZ2 e XZ2 Compact: o primeiro visual novo da Sony em anos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês

Direto de Barcelona — Demorou, mas a Sony finalmente veio com um design novo de verdade em seus smartphones. O Xperia XZ2 e o Xperia XZ2 Compact possuem traseira com lateral curvada para melhorar a ergonomia, uma tela com proporção 18:9 que domina a parte frontal e um ponto muito controverso: o leitor de impressões digitais sumiu da lateral e foi parar na traseira. Vamos conhecê-los?

Em vídeo

Xperia XZ2

O Xperia XZ2 tem menos bordas que os antecessores, mas a moldura ainda possui um tamanho suficiente para colocar a marca da Sony embaixo da tela. A Sony diz que adotou novas linhas de design, chamadas de “ambient flow”, com “curvas e arcos dinâmicos”. Na prática, ele está mais confortável de segurar, se encaixando melhor na mão.

A traseira de vidro, claro, acumula um monte de marcas de dedo e acrescentou um peso e uma espessura extra ao corpo do aparelho. Agora, ele tem 198 gramas e uma espessura de 11,1 mm. Eu não vejo esse número desde os tempos de Nokia Lumia 800; foi uma decisão bem arriscada da Sony fazer um aparelho relativamente grosso em 2018. Mas, na mão, ele não é desconfortável de segurar; muito pelo contrário.

Com o design novo, sem metal na traseira, a Sony traz carregamento wireless por indução e permanece destacando a certificação IP68 para resistência contra água e poeira.

O hardware é tudo o que a gente espera de um topo de linha. Ele tem processador octa-core Snapdragon 845, o mais recente da Qualcomm; 4 GB de RAM; 64 GB de espaço com possibilidade de expansão por microSD; e uma tela LCD de 5,7 polegadas com resolução de 2160×1080 pixels. É um painel que agrada bastante à primeira vista, com cores mais saturadas e um contraste mais forte que o de costume na Sony.

Uma coisa que eu realmente não gostei foi o novo posicionamento do leitor de impressões digitais. A Sony era uma das poucas empresas que colocava o sensor biométrico na lateral; para mim, esse era o melhor local possível, porque fica sempre acessível tanto para quem costuma manter o celular no bolso quanto para quem deixa o smartphone sempre em cima da mesa.

Oficialmente, a Sony diz que colocou o leitor de impressões na traseira do Xperia XZ2 porque não há mais espaço na lateral: o aparelho é espesso, mas ele tem cantos mais pontudos, por assim dizer. Sendo verdade ou não, isso acabou trazendo um efeito colateral nos Estados Unidos, já a empresa sempre removia o sensor biométrico dos topos de linha por uma questão de patente da localização lateral. Agora, como ele não está mais na lateral, os americanos terão esse recurso.

No Xperia XZ2, a Sony tenta apostar as fichas no fator imersão. Tanto é assim que ele traz um recurso de vibração dinâmica, que basicamente faz o aparelho vibrar de acordo com o som do conteúdo que está sendo exibido na tela. Então, quando tiver uma cena de muita ação em um filme, você consegue sentir a emoção na sua mão. O recurso é ajustável (você pode aumentar ou diminuir a vibração), mas eu tenho dúvidas se as pessoas realmente vão usá-lo.

Pena que você terá que, dependendo do seu fone de ouvido, utilizar um adaptador para curtir seus filmes, já que a Sony removeu o conector padrão de 3,5 mm. A empresa diz que, nos topos de linha, boa parte do público já migrou para o Bluetooth. Para mim, de novo, é mais uma decisão controversa, porque a Sony é uma marca conhecida em áudio e muito do público que compra smartphones caros também compra fones de ouvidos caros (inclusive da própria Sony) que muitas vezes não têm variante sem fio.

Claro que, sendo um flagship da Sony, existe um foco muito grande em câmera. A Sony manteve o sensor de 19 megapixels do Xperia XZ1, mas agora ele tem o diferencial de filmar em super slow motion de 960 quadros por segundo em Full HD (os antecessores e mesmo o novo Galaxy S9 só chegam a HD). A abertura foi mantida em f/2, e ele possui estabilização eletrônica de imagem.

Estranhamente, a câmera frontal chegou com uma resolução bem menor do que a Sony costuma colocar nos topos de linha: no Xperia XZ2, temos um sensor de 5 megapixels e uma lente com abertura f/2,2. Nos meus testes rápidos, até que a definição ficou decente, mas parece que realmente faltou alguma coisa — isso certamente não é o melhor que a empresa pode fazer.

Xperia XZ2 Compact

Eu gosto muito dos modelos Compact, que não são lançados no Brasil há muito tempo: o último foi o Xperia Z3 Compact, em 2014, que era um aparelho que encaixava muito bem na mão em um momento em que todas as fabricantes já estavam apostando em telas gigantes, acima de 5 polegadas, nos smartphones mais caros. As duas opções de aparelhos com hardware poderoso e tela pequena estavam na Apple e na Sony. Só.

A tela do Xperia XZ2 Compact cresceu para 5 polegadas (contra os displays de 4,6 polegadas dos anteriores), mas agora temos uma proporção 18:9 e uma resolução Full HD, de 2160×1080 pixels (normalmente a Sony apostava em tela HD nos modelos Compact). Como ela ocupa boa parte da frente do aparelho, o Xperia XZ2 Compact ainda é um aparelho compacto, que permite fazer tudo com apenas uma mão.

O ponto mais legal do Compact é que ele mantém praticamente todo o hardware do irmão maior, mas em um corpo bem menor. Não é um aparelho com processador mais fraco, menos RAM ou menos espaço. Ele traz a potência do Xperia XZ2 para uma tela que cabe na mão; é um aparelho praticamente único no mercado. Mas claro que há algumas diferenças:

  • O recurso de vibração dinâmica não está presente;
  • Ele não suporta carregamento wireless;
  • A traseira é de plástico, não é de vidro;
  • A bateria é ligeiramente menor, indo de 3.180 mAh para 2.870 mAh.

De resto, o Xperia XZ2 Compact é igual ao Xperia XZ2, mantendo o leitor de impressões digitais na traseira, removendo o conector de fone de ouvido e trazendo o novo design da Sony, com mais tela e menos bordas.

Infelizmente, a Sony não costuma trazer seus modelos compactos ao Brasil, porque eles possuem hardware caro, mas não chamam a atenção na prateleira da loja por serem pequenos demais. Aos olhos do consumidor comum, são como aparelhos de entrada que custam muito caro; é um produto extremamente nichado e difícil de vender no Brasil. Por isso, eu não teria muitas esperanças em vê-los por aqui.

Quando chega?

Tanto o Xperia XZ2 quanto o Xperia XZ2 Compact não tiveram os preços divulgados, nem no mercado brasileiro e nem globalmente, mas é seguro afirmar que eles terão valores próximos aos topos de linha dos concorrentes, na faixa dos US$ 700 ou R$ 4 mil. No mundo, eles começam a ser vendidos em março, e a Sony ultimamente tem sido bem rápida para levar seus produtos ao Brasil. Menos o Compact.

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Samsung.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados