Vários vídeos no YouTube foram hackeados, incluindo o mais visto de todos

Títulos e miniaturas de vídeos de artistas famosos no YouTube foram modificados indevidamente

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos

Dezenas de canais de artistas no YouTube amanheceram nesta terça-feira (10) com seus vídeos desfigurados. Os títulos foram alterados para incluir mensagens de hackers, e algumas das miniaturas dos vídeos passaram a mostrar uma cena de gangue mascarada segurando armas, da série La Casa de Papel. O vídeo mais visto do YouTube, Despacito, chegou a ser tirado do ar.

De acordo com o The Verge, o hack afetou canais de vários artistas conhecidos, incluindo Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift. O videoclipe Despacito, de Luis Fonsi, que bateu recorde ao ultrapassar a marca das 5 bilhões de visualizações, ficou inacessível até as 9 horas da manhã, depois de ser desfigurado pelos hackers.

Em comum estão o fato de que todos os canais afetados tinham relação com o Vevo, então o ataque pode ter explorado uma falha no serviço de vídeos musicais, não no YouTube. Um dos hackers que reivindicou a autoria diz que utilizou um script para alterar os títulos dos vídeos.

Nem o YouTube e nem o Vevo se pronunciaram sobre o caso.

Atualização às 11h43: o Vevo confirmou que alguns vídeos estiveram sujeitos a uma brecha de segurança, e trabalha para restaurar todos eles. A empresa ainda investiga a causa da falha.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados