SSD Samsung NF1

Definitivamente, não são só os HDs que ultrapassam a barreira dos terabytes. A Samsung anunciou nesta quinta-feira (21) um SSD que conta com 8 TB de capacidade. Só tem um probleminha: o dispositivo não foi feito para PCs.

Pertencente às opções de SSDs no formato NF1 da Samsung, a novidade traz 16 chips com 512 GB de capacidade. Cada unidade possui 16 camadas de memória V-NAND de 256 gigabits. Nelas, as células de armazenamento suportam três bits, indicando que a especificação usada aqui é a TLC (Triple-Level Cell).

As velocidades também impressionam. São até 3,1 GB/s (gigabytes por segundo) na leitura sequencial de dados e 2 GB/s na escrita, números de três a cinco vezes maiores que os da maioria dos SSDs convencionais.

Outras características incluem compatibilidade com os padrões PCI Express 4.0 e NVMe 1.3 (que otimiza o tempo de acesso aos dados), além de suporte a até 500 mil operações aleatórias por segundo (IOPS) na leitura de dados e 50 mil na gravação. As dimensões do dispositivo são de 11 x 3,05 cm.

O preço de tudo isso? A Samsung não revelou. Esse SSD foi preparado especificamente para equipar datacenters de alta performance, podendo ser instalado em racks 2U que suportam até 576 TB. Os valores vão depender de negociações baseadas em volumes de venda, portanto.

Bom, talvez seja melhor não ter essa informação: um SSD com números tão altos não vai ter o preço como exceção.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados