AMD revela segunda geração de chips Ryzen Pro para notebooks

Novos AMD Ryzen Pro Mobile e Athlon Pro Mobile são voltados principalmente a notebooks ultrafinos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMD Ryzen Pro

A AMD começou a semana com o anúncio da segunda geração de processadores Ryzen Pro Mobile e Athlon Pro Mobile. Ambas as linhas são direcionadas a laptops ultrafinos ou corporativos e contam com GPU integrada Radeon Vega. A principal promessa é a de mais desempenho geral, mas com a mesma faixa de consumo de energia da geração anterior.

AMD Ryzen Pro Mobile de segunda geração

Na família Ryzen Pro, são três novos chips. Todos são baseados na arquitetura Zen+ e no processo de fabricação de 12 nanômetros da GlobalFoundries. Tecnicamente, não é um avanço muito grande na comparação com os 14 nanômetros da primeira geração, mas a mudança permite frequências um pouco maiores sem, no entanto, haver aumento do consumo de energia.

Estes são os novos chips:

  • AMD Ryzen 7 Pro 3700U: quatro núcleos, oito threads, frequência de 2,3 GHz (máximo de 4 GHz), GPU Vega 10 (dez núcleos gráficos)
  • AMD Ryzen 5 Pro 3500U: quatro núcleos, oito threads, frequência de 2,1 GHz (máximo de 3,7 GHz), GPU Vega 8 (oito núcleos)
  • AMD Ryzen 3 Pro 3300U: quatro núcleos, quatro threads, frequência de 2,1 GHz (máximo de 3,5 GHz), GPU Vega 6 (seis núcleos)

Em comum, os três chips trazem 6 MB de cache L2 + L3 e, como detalhe mais chamativo, TDP de 15 W. De acordo com a AMD, os laptops equipados com esses chips podem ter autonomia de até 12 horas em aplicações de escritório ou 10 horas na reprodução de vídeos.

Pelo menos nas especificações, há mesmo certo avanço em relação à geração anterior. O AMD Ryzen 7 Pro 2700U, por exemplo, tem características parecidas com as do seu sucessor, o Ryzen 7 Pro 3700U, mas o clock é menor: quatro núcleos, oito threads, frequência de 2,2 GHz (máximo de 3,8 GHz) e GPU Vega 10.

É claro que a AMD não deixou de comparar os novos processadores com os rivais da Intel. Para a companhia, os Ryzen 7 Pro 3700U e Ryzen 5 Pro 3500U competem, respectivamente, com os chips Intel Core i7-8650U e Core i5-8350U, com ganho de desempenho de aproximadamente 35% em tarefas de edição de imagem e cerca de 65% em modelagem 3D.

AMD Ryzen Pro versus Intel Core

Novo AMD Athlon Pro Mobile

Os novos Ryzen Pro são voltados principalmente a laptops de uso corporativo. Não por acaso, eles contam com uma série de recursos de segurança revelantes em ambientes profissionais.

Para esse segmento, a AMD também preparou uma opção de entrada: igualmente de arquitetura Zen+, o AMD Athlon Pro 300U é um chip de dois núcleos, quatro threads, frequência de 2,4 GHz (máximo de 3,3 GHz), GPU Vega 3 (três núcleos), 5 MB de cache L2 + L3 e os mesmos 15 W no TDP.

Todos esses processadores serão enviados diretamente aos fabricantes, por isso, a AMD não comenta preços. Mas é visível que o Athlon Pro 300U vem para ser a opção mais em conta dessa leva de lançamentos.

A AMD sinalizou que marcas como HP e Lenovo lançarão laptops baseados nos novos chips em breve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados