Lâmpadas da Philips Hue transmitem dados a 250 Mb/s

Transmissão de dados é inteligente, mas a recepção depende de um adaptador USB para o PC

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Trulifi philips hue

A Philips anunciou ontem (19) que está lançando uma nova versão de suas lâmpadas Hue, que são fabricadas pela divisão da empresa chamada Signify e que são capazes de enviar dados em uma velocidade de até 250 Mb/s. Com nome de Trulifi, os gadgets utilizam ondas de luz para transmitir dados, no lugar de ondas de rádio dos roteadores Wi-Fi.

O Trulifi não utiliza uma tecnologia completamente nova, já que a rede com base em luz é chamada de LiFi e já existe desde 2011. Ela utiliza lâmpadas de LED que oscilam a luminosidade que é emitida e um receptor percebe as diferenças, que não são perceptíveis ao olho humano.

Um paralelo bem simples de entender está no controle remoto da sua TV, que utiliza uma forma muito rudimentar da ideia, já que trabalha com sinais luminosos para o receptor do televisor, que compreende o padrão e aumenta o volume, ou troca de canal, ou abre a Netflix.

No caso da lâmpada Trulifi, a oscilação da luz, com um receptor em forma de pendrive em uma porta USB, é capaz de transmitir até 150 Mb/s para vários dispositivos que estão na área onde a luz chega. Se a conexão for dedicada, de ponto a ponto, a empresa promete até 250 Mb/s.

Receptor

Receptor para rede LiFi

A velocidade de transmissão de dados não é tão alta quanto nos roteadores Wi-Fi do mercado, mas há duas grandes aplicações que podem ser interessantes. A primeira é em locais onde há muita interferência de ondas de rádio de várias redes sem fio. A segunda é a privacidade, pois os dados são transmitidos pela luz e apenas o local iluminado recebe a informação – a sala ao lado, mesmo com uma parede fina, mas opaca, não recebe a internet.

Não há informações sobre preços, mas a adoção pode ser menos trabalhosa do que o pensado, já que a fabricante garantiu que as novas lâmpadas podem ser instaladas no lugar onde estão outras da mesma marca, com a ajuda de um adaptador.

O lado negativo deste tipo de conexão é que ele não funcionará com quase nenhum produto que tem antena Wi-Fi, como seu smartphone, tablet, console, TV e todos os dispositivos de casa conectada.

Com informações: Signify.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados