Grupo religioso pede para Netflix cancelar Good Omens da Amazon
Good Omens é baseada em livro de Terry Pratchett e Neil Gaiman; grupo cristão diz que série "zomba da sabedoria de Deus"
Mais de 20 mil pessoas exigiram que a Netflix cancele imediatamente a série Good Omens, baseada no livro de Terry Pratchett e Neil Gaiman, que conta a história de um anjo e um demônio que se unem para impedir o apocalipse e a vinda do anticristo. O grupo Return to Order diz que “este é mais outro passo para fazer o satanismo parecer normal, leve e aceitável”. O problema: a série é do Amazon Prime Video.
- Netflix bate próprio recorde de audiência com filme de Adam Sandler e Jennifer Aniston
- Os lançamentos originais da Netflix para julho de 2019
O abaixo-assinado diz que Good Omens “zomba da sabedoria de Deus” em diversas maneiras: o anjo Aziraphale e o demônio Crowley são bons amigos; o anticristo é retratado como um garoto normal que não quer seguir a missão de destruir o mundo; grupos de “freiras” satânicas cuidam do anticristo; os quatro cavaleiros do apocalipse são retratados como um grupo de motociclistas; e, o pior de tudo, Deus é dublado por uma mulher.
Por isso, o grupo pedia que a Netflix cancelasse Good Omens. Há dois problemas nisso: esta é uma minissérie de seis episódios que conclui a história do livro, então a chance de uma segunda temporada é pequena — ela já está basicamente “cancelada”. E, em segundo lugar, a minissérie é da Amazon.
Isso não impediu o grupo de continuar recolhendo assinaturas contra a série. O abaixo-assinado saiu do ar e voltou com as devidas correções, dizendo: “devido a um descuido por parte da equipe do Return to Order, esta petição listou originalmente a Netflix como responsável pela série ofensiva Good Omens… Lamentamos o erro e os protestos serão entregues à Amazon quando a campanha for concluída”.
O abaixo-assinado antes, mencionando a Netflix:
E agora, mencionando a Amazon:
Netflix e Amazon comentam petição contra Good Omens
O coautor Neil Gaiman, a Netflix e a Amazon aproveitaram para tirar sarro de toda a situação. Gaiman disse no Twitter: “adoro que eles vão escrever para a Netflix para tentar cancelar #GoodOmens, isso diz tudo” e “isso é tão lindo… promete que vocês não vão contar para eles?”.
I love that they are going to write to Netflix to try and get #GoodOmens cancelled. Says it all really. https://t.co/8WNxCY1YmV
— Neil Gaiman (@neilhimself) June 19, 2019
A Netflix prometeu não fazer mais temporadas de Good Omens:
ok we promise not to make any more https://t.co/TRPux36kcX
— Netflix UK & Ireland (@NetflixUK) June 20, 2019
A Amazon disse “ei @netflix, a gente cancela Stranger Things se você cancelar Good Omens” e “em algum lugar, Aziraphale e Crowley estão perguntando um ao outro quem é responsável por isto”.
Somewhere Aziraphale and Crowley are asking each other who's responsible for this one. 😂 #GoodOmens https://t.co/OFrzQ2IrAb
— Good Omens (@GoodOmensPrime) June 20, 2019
A petição é absurda, sim, mas não é a única desse calibre. Um abaixo-assinado para refazer a temporada final de Game of Throne ultrapassou 1,6 milhão de assinaturas no Change.org.
O grupo americano Return to Order defende a chamada “sociedade cristã orgânica”, que vai contra a “vulgaridade e o materialismo” da vida moderna. O movimento é baseado no livro Retorno à Ordem de John Horvat II, vice-presidente da TFP (Sociedade Americana de Defesa da Tradição, Família e Propriedade).
Com informações: The Guardian, Mashable.