Deputado retira nome de projeto de lei que tenta banir 5G em SC

Projeto de lei em Santa Catarina quer proibir testes e implementação do 5G; deputado estadual Nilso Berlanda (PL) retirou apoio

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
5G (Imagem: Divulgação/Huawei)

Um projeto de lei em Santa Catarina quer proibir os testes e a implementação do 5G no estado, estabelecendo multa de até R$ 200 mil para quem instalar redes móveis de quinta geração. A proposta foi apresentada pelos deputados estaduais Marcius Machado e Nilso Berlanda; no entanto, este último pediu que sua assinatura de apoio seja retirada. O PL ainda será analisado pela assembleia legislativa.

O deputado Nilso Berlanda, do Partido Liberal (PL), pede em requerimento ao presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) que “sejam tomadas as providências a fim de que seja retirado sua assinatura de apoio ao PL 0241.5/2019”.

Entramos em contato com a assessoria de Berlanda, que não deu um motivo específico para o deputado voltar atrás em seu apoio. Em comunicado ao Tecnoblog, ele diz:

Em razão da grande repercussão em relação ao Projeto de Lei de Nº 241.5/2019, que proíbe os testes e a instalação da tecnologia 5G (Quinta Geração de internet móvel), em Santa Catarina, esclarecemos que o Projeto não é de autoria do nosso mandato, e sim, de um colega parlamentar, o deputado Marcius Machado.

O mal entendido se deu em função da nossa assinatura de simples apoio à tramitação da matéria, conforme o § 2º do Art. 180 do Regimento Interno, gesto que oportuniza a discussão do tema, assim como já fizemos com iniciativas de outros colegas parlamentares.

Já solicitamos à Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa que esclareça e dê publicidade em relação à autoria do projeto. E, para não restar quaisquer dúvidas sobre o tema, informamos que protocolamos documento na data de hoje retirando o nosso apoio ao referido projeto de lei.

Deputado vai reunir fontes para embasar projeto de lei

Enquanto isso, a assessoria de Marcius Machado, também do Partido Liberal, diz ao Tecnoblog que o projeto de lei continuará na Alesc e não será retirado.

Na verdade, a proposta será enviada para diligências: isso significa que o deputado vai repassá-la a um órgão que possa realizar estudos e coletar provas para tentar dar mais fundamento ao PL. Esse órgão ainda não foi definido porque a assembleia está em recesso; ela volta às atividades em 1º de agosto.

Além disso, Machado afirma ao NSC Total que haverá audiências públicas sobre o 5G com “especialistas desinteressados em defender apenas um dos lados da questão”.

Deputado diz que informação falsa “não é fake news”

O objetivo é ter uma ideia melhor dos estudos sobre o 5G, algo que seria bem-vindo antes de apresentar o projeto de lei: sua justificativa tem apenas uma página e cita apenas uma fonte — o vídeo “5G é pior do que VC pode IMAGINAR | Dr Lair Ribeiro” no YouTube.

Na justificativa, Machado também menciona uma notícia falsa, dizendo que “morreram cerca de 500 pássaros em 2 minutos” após um teste do 5G na Holanda. 337 aves foram encontradas mortas em um parque da cidade holandesa Haia no final de 2018; a prefeitura ainda não descobriu os motivos, mas nota que “não houve testes do 5G realizados para uma nova rede móvel perto de Huygenspark; isso pode ser descartado como causa da morte”.

Ao NSC Total, Machado diz que essa informação “não é fake news”, e que “há diversos estudos, inclusive com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que comprovam que o 5G pode fazer mal à saúde humana”. O deputado não apresentou esses estudos nem os mencionou na justificativa do projeto de lei.

Requerimento do deputado Nilso Berlanda pede que “sejam tomadas as providências a fim de que seja retirado sua assinatura de apoio”:

Requerimento Para Retirada de PL - 5G

Atualizado às 20h57 com declaração do deputado Berlanda

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados