Google Fotos agora permite pesquisar por texto dentro de imagens

Integração entre Google Lens e Google Fotos está sendo ampliada para facilitar busca de imagens

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Google Drive e Fotos no Android (Imagem: Tecnoblog)

Se por um lado o Google não apresentou nenhum serviço realmente inovador nos últimos meses, por outro, vem caprichando em parte do que já tem: o Google Fotos acaba de receber mais uma atualização, esta para permitir que o serviço identifique automaticamente textos dentro de fotos ou capturas de tela.

Faz algum tempo que a tecnologia de OCR (reconhecimento de caracteres) do Google Lens foi integrada ao Google Fotos. Graças a isso, é possível extrair um número de telefone que aparece na foto de um cartão de visitas, por exemplo.

Agora, a integração entre as duas ferramentas está sendo ampliada para permitir que o usuário realize buscas dentro do Google Fotos tendo como base os textos existentes nas imagens.

Dois detalhes chamam atenção aqui. O primeiro é que não é preciso escolher uma foto e, então, ativar o Lens para reconhecer um texto. Com a atualização, é possível simplesmente pesquisar por determinada frase ou palavra para, na sequência, o Google Fotos listar as imagens que têm esse conteúdo.

Voltando ao exemplo anterior, suponha que você queira encontrar a foto do cartão de visitas de Beltrano. Basta então digitar essa palavra no Google Fotos para o serviço listar todas as imagens em que o nome aparece.

O outro detalhe que chama atenção é que o reconhecimento de caracteres parece funcionar bem até em textos que não estão em primeiro plano nas fotos ou aparecem com alguma inclinação por conta do ângulo de registro da imagem.

You spotted it! Starting this month, we’re rolling out the ability to search your photos by the text in them.

Once you find the photo you’re looking for, click the Lens button to easily copy and paste text. Take that, impossible wifi passwords 😏

— Google Photos (@googlephotos) August 22, 2019

Quando a imagem desejada tiver sido encontrada, basta acionar o botão do Lens para copiar o texto e colá-lo em outro lugar. O próprio Google diz que isso pode ser útil, por exemplo, para extrair a senha de uma rede Wi-Fi colocada em uma placa ou cartão.

A nova funcionalidade está sendo implementada neste mês, de modo gradativo. De acordo com o 5to9Google, o recurso já está disponível em alguns aparelhos Android. O Google Fotos para iOS parece não ter sido atualizado ainda, mas não deve demorar para isso ser feito.

Receba mais sobre Google Fotos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados