Apple Music para Android testa suporte a Chromecast em versão beta

Apple Music para Android permite transmitir músicas do celular para a TV através do Google Chromecast, assim como o Spotify

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Music no Google Play

O Apple Music vai enfim ganhar suporte a Chromecast: a versão beta para Android permite transmitir músicas para a TV através do dispositivo do Google, controlando a reprodução pelo celular — é algo oferecido há um bom tempo pelo Spotify. Além disso, há um novo modo escuro; e a exibição das letras de música foi melhorada, se aproximando do app para iPhone.

Para instalar o beta do Apple Music, é necessário clicar neste link e entrar no programa de testes. Então, se você tiver um Chromecast por perto, o app vai exibir o botão Transmitir em diversas partes da interface: na barra superior, ao lado da opção Pesquisar; e na barra inferior da tela de reprodução, logo abaixo do play/pause.

Ao tocar no botão Transmitir, a TV exibirá o logotipo do Apple Music e depois começará a tocar a música que você estava ouvindo no smartphone. Você verá a capa do álbum, título da música e barra de progresso — é bem semelhante ao que o Spotify faz há alguns anos.

O Apple Music foi lançado no Android há quase quatro anos, e só agora está recebendo suporte ao Chromecast. Ninguém esperava que a Apple fosse se dedicar a um aplicativo na plataforma concorrente, mas ainda assim foi uma longa espera. No iOS, é possível usar o AirPlay para transmitir música.

Apple Music no Chromecast Apple Music no Chromecast

Apple Music recebe modo escuro e mais novidades

Indo em Ajustes, é possível ativar o novo tema Escuro. Há também a opção “Definido pelo economizador de bateria”: se a economia de bateria estiver ativa, o Apple Music alterna do modo claro para o escuro, poupando energia em telas OLED.

Apple Music com modo escuro

Outra novidade no beta para Android é a exibição de letras de música: cada verso será exibido em sincronia com o que você estiver ouvindo, assim como no app para iOS. Também é possível tocar em um verso específico para ir até essa parte da música.

Atualmente, a versão estável do Apple Music para Android já exibe letras de música, mas apenas em texto puro — não se trata se algo interativo. O recurso é oferecido pelo Musixmatch, que encerrou seu acordo com o Spotify há alguns anos.

Apple Music no Android

O Android Police também menciona que o app ganhou acesso a 100 mil estações de rádio da TuneIn, Radio.com e iHeartRadio, mas eu não consegui encontrá-las na busca; talvez não seja algo disponível no Brasil.

O Apple Music tinha 60 milhões de assinantes em junho, contra 100 milhões de clientes do Spotify Premium. A concorrência entre os dois serviços vem ficando acirrada: o Spotify agora tem três meses grátis para todos os novos usuários, assim como filtros de conteúdo explícito no plano Família — isso já era oferecido pela Apple.

Com informações: Android Police. Atualizado às 11h20.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados