Desmanche do Apple Watch Series 5 mostra novo design para bateria

Novo design pode ter relação com aumento de quase 10% na capacidade da bateria do modelo de 40 mm

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch Series 5

Depois do iPhone 11, o iFixit desmontou o novo Apple Watch Series 5 e encontrou mais um detalhe peculiar: a Apple mudou consideravelmente o design da bateria do smartwatch de 40 mm. A novidade pode ter relação com um aumento na capacidade de bateria do modelo menor, que foi de quase 10%.

A nova bateria só está presente no modelo de 40 mm, não no de 44 mm. Em vez de uma película escura ao redor da bateria, usada na maioria dos componentes de íons de lítio, há uma nova capa metálica feita, provavelmente, de alumínio, segundo o iFixit. É a primeira vez que esse design é adotado em um produto da Apple.

E que diferença isso faz? Uma patente obtida pela Apple em 2016 lembra o novo design: ela torna a bateria mais resistente e, no caso do Apple Watch Series 5, embora não haja alterações significativas no tamanho do componente, a capacidade aumentou de 224,9 mAh no Series 4 para 245 mAh no novo modelo.

Apple Watch Series 4 e 5

De acordo com o iFixit, uma bateria mais resistente torna os reparos mais práticos, uma vez que “é muito fácil perfurar uma bateria de íons de lítio durante os reparos”, o que pode causar incêndios. Além disso, como a patente da Apple sugere que é possível fixar a nova bateria com parafusos, isso significa que a empresa poderia abandonar a cola, simplificando o processo de conserto do relógio.

Dentro do Apple Watch Series 5 em si, não há nada muito diferente, exceto por uma nova bússola interna e o dobro da memória interna, que agora é de 32 GB. Sua principal novidade em relação à geração anterior é a possibilidade de manter a tela sempre ligada, graças a um painel com taxa de atualização variável, que pode operar a 1 Hz para economizar energia. No caso do modelo de 44 mm, houve um incremento de apenas 1,4% na capacidade da bateria.

Apple Watch Series 5

Ele ganhou um respeitável 6/10 no índice de reparabilidade do iFixit, que mede quão fácil é consertar o produto e substituir peças internas. A nota é a mesma do iPhone 11.

O Apple Watch Series 5 ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, enquanto os iPhones 11 chegam mais cedo que de costume, em 18 de outubro. Nos Estados Unidos, o novo smartwatch é vendido com preços a partir de US$ 399, podendo chegar a US$ 1.399 em versões com pulseira de couro e corpo de cerâmica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados