Apple: suspensão das vendas do Apple Watch afeta consertos

Por disputa de patente, Apple teve que suspender vendas de alguns Apple Watch, mas suporte aos clientes também foi afetado

Felipe Freitas
Por
Apple Watch Series 6 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple Watch Series 6 não pode ser consertado pela Apple durante disputa com a Masimo (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Na quinta-feira (21), a Apple suspendeu as vendas dos Apple Watch Series 9 e Ultra 2. No entanto, a medida, resultado de uma disputa judicial de patente, também afetará clientes que precisam de reparos em seus smartwatches. Enquanto as vendas estiverem suspensas, nem mesmo peças do Apple Watch Series 6, lançado em 2020, podem ser trocadas.

A Apple comunicou o interrompimento das vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 na segunda-feira (18). Para a sorte do Brasil e outros países, a medida só afeta os aparelhos comercializados nos Estados Unidos. A decisão foi tomada por causa do processo de violação de patente aberto pela Masimo, que acusa a Apple de roubar sua tecnologia de monitoramento de oxigênio no sangue — oxímetro.

Suspensão tem impacto maior que o esperado

Design do Apple Watch Series 8
Algumas versões do Apple Watch Series 8 (foto) e Series 7 também tiveram as vendas interrompidas (Imagem: Reprodução / Apple)

Ao contrário do anúncio de segunda-feira, a suspensão também interrompeu a venda de alguns Apple Watch Series 7 e Series 8. Os modelos removidos da loja online são versões atualizadas, que contam os oxímetros contestados pela Masimo. As edições especiais do Apple Watch em parceria com a Nike e Hermès (grife francesa) também foram removidos da loja online.

Como informou o site Bloomberg, todos os Apple Watches fabricados desde 2020, que estejam fora da garantia, não podem ser consertados pela Apple enquanto durar a suspensão das vendas. Outro ponto causado pela decisão judicial é que a política de troca de um Apple Watch em até 14 dias de uso foi cancelada.

Processo contra a Apple

Apple Watch Ultra 2 no Apple Park (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Apple anunciou suspensão das vendas do Watch Ultra 2 (foto) e Series 9 na segunda-feira (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

No dia 26 de outubro, a Comissão de Comércio Exterior (ITC, sigla em inglês), publicou uma decisão pedindo pela proibição da importação dos Apple Watches que utilizam a patente da Masimo. A partir da data, Apple tinha 60 dias para iniciar a suspensão ou esperar que a Casa Branca revertesse a ordem — algo que não deve ser feito por Joe Biden.

No processo, a Masimo afirma que a Apple roubou informações e fez contratações indevidas de seus funcionários. A empresa de saúde e a big tech negociaram uma parceria antes do lançamento dos Apple Watches, mas o acordo não foi em frente — e nesse tempo a Apple teria contratado nomes importantes da Masimo.

Na quarta-feira ITC negou o recurso da Apple para reverter a suspensão. Não a previsão de quando as vendas dos dispositivos voltaram. As lojas físicas nos EUA seguiram oferecendo o aparelho até acabar o estoque. Quando acabarem, a Apple terá que chegar a um acordo com a Masimo ou desenvolver uma nova tecnologia para voltar a vender seus smartwatches.

Com informações: Mashable, Bloomberg e The Verge

Receba mais sobre Apple Watch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados