Nintendo Switch Lite é menos fácil de ser reparado

Aparentemente a Nintendo resolveu o problema com o joystick de movimento dos personagens

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
nintendo switch lite aberto

O Nintendo Switch Lite é uma versão mais simples e portátil do Switch original e ele tem algumas alterações do lado de dentro, anunciadas pela própria Nintendo. O pessoal do iFixit resolveu abrir o console e realmente encontrou o prometido, junto de algumas novidades nem um pouco interessantes como o leitor de cartão de memória soldado na placa mãe.

Em 2017 o próprio iFixit abriu o Nintendo Switch e deu nota alta para a capacidade de reparo do híbrido, graças ao conjunto de partes modulares e que podem ser trocadas sem muito trabalho. Algumas coisas continuam parecidas na variante Lite, mas outras foram alteradas e isso fez a nota baixar, aumentando a dificuldade de reparo do conjunto.

As três principais alterações internas ficam na bateria, que mesmo prometendo maior autonomia, é menor e entrega menos energia; passando de 16 Wh na versão original do console para 13,6 Wh. A autonomia maior com menos energia vem da segunda mudança, que é o chip Tegra X-1 da Nvidia, que consegue economizar energia e entregar basicamente o mesmo desempenho. Por fim, o leitor de cartões microSD agora é soldado na placa interna.

nintendo switch lite controle

Parte interna do joystick foi levemente alterada

Outro ponto que mudou é a parte interna do joystick, que pode ser uma solução para o problema que alguns usuários encontraram com movimento do personagem sem que o botão responsável por isso fosse pressionado.

Fechando o desmonte, o iFixit deu a nota 6 de 10 para o console – quanto maior, mais fácil de ser reparado. Na parte positiva ficam os parafusos simples na maior parte dos componentes, que continuam modulares e podem ser substituídos sem muita dificuldade.

nintendo switch lite comparativo

Comparativo entre o Nintendo Switch (acima) e o Switch Lite (abaixo)

Nos pontos negativos estão o leitor do cartão de memória que é soldado na placa e o mesmo ponto da geração anterior, que é a presença de uma chave de três pontos que poucos possuem em casa.

Com informações: iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados